Publicidade FENICS 2108 - RESERVE JÁ,JÁ, SEU STAND!  

PUBLICIDADE

COPASA - MONTES CLAROS
Inicio » Montes Claros » Doenças respiratórias e gripe reduzem em 60% doações de sangue em Montes Claros

Doenças respiratórias e gripe reduzem em 60% doações de sangue em Montes Claros

Doenças respiratórias e gripe reduzem em 60% doações de sangue em Montes Claros

Estamos num período do ano desafiador para a captação de doadores de sangue em Montes Claros. A temperatura mais baixa e o ar muito seco desta época provocam o aumento acentuado de doenças respiratórias, especialmente gripes e resfriados.

Doenças respiratórias e gripe reduzem em 45% doações de sangue em Montes Claros
Doenças respiratórias e gripe reduzem em 60% doações de sangue em Montes Claros

 

O Hemocentro de Montes Claros tem registrado queda em torno de 60% na entrada de candidatos a doação, principalmente em virtude destes motivos.

Há também a vacinação contra a gripe (Campanha contra H1N1, H3N2 e o influenza do tipo B Yamagata). Quem vacina tem que aguardar APENAS 48 HORAS para doar sangue e muitos pensam que é como as demais vacinas com vírus ativo, que impede a pessoa de doar por 1 mês.

O Hemocentro Regional de Montes Claros faz cobertura 100% da necessidade transfusional do Norte de Minas, atendendo 38 unidades hospitalares em 26 municípios da região.

Quem pode doar

  • Pessoas entre 16 e 69 anos. Mas atenção: se o candidato à doação de sangue tem entre 16 e 17 anos ou mais de 60 anos, é importante conhecer as normas e documentos necessários para doação de sangue. Os demais critérios são válidos para todos.
  • Quem tem e está com boa saúde;
  • Quem pesa acima de 50 kg;
  • Quem dormiu bem na noite anterior à doação;
  • Mulheres, mesmo se menstruadas ou em uso de anticoncepcionais

Quem não pode doar

  • Quem teve hepatite após os 11 anos de idade, exceto se tiver comprovação laboratorial da época em que a pessoa tratou da hepatite A (IgM positiva).
  • Quem teve exposição a situações de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis nos últimos doze meses;
  • Quem teve gripe, resfriado ou diarreia nos sete dias anteriores à doação;
  • Quem ingeriu bebida alcoólica nas últimas 12 horas anteriores à doação;
  • Quem já usou alguma vez drogas injetáveis;
  • Quem apresenta ferimento ainda não cicatrizado;
  • Quem estiver grávida ou em período de amamentação. Após o parto normal é necessário aguardar três (3) meses e após cesárea, seis (6) meses;
  • Quem fez qualquer exame ou procedimento endoscópico nos seis (6) meses;
  • Quem fez cirurgia por laparoscopia nos últimos seis (6) meses;
  • Quem fez tatuagem nos últimos 12 meses;
  • Quem fez tratamento dentário recente (a pessoa pode ser impedida de doar por um período de 1 a 30 dias, conforme o caso);
  • Quem fez piercing nos últimos 12 meses anteriores à doação. Piercing localizado em área genital ou na boca, somente poderá ser lçiberada a doação após 12 meses da sua retirada.
Para doar, o candidato não pode estar em jejum. Se a doação de sangue for feita pela manhã, é preciso que o candidato à doação tenha se alimentado. Após o almoço ou ingestão de aliemntos gordurosos, deve-se esperar três horas.
O prazo mínimo entre uma doação de sangue total e outra é de 60 dias, para os homens, e 90 dias, para as mulheres. Para doadores com idade acima de 60 anos, o intervalo é de seis meses.
O material utilizado para a coleta do sangue é descartável e não há risco de se contrair doenças. A cada nova doação, o candidato passará por nova triagem clínica e o sangue será submetido a rigorosos testes laboratoriais.
Antes da doação, o candidato passa por triagem clínica e só doa sangue quem estiver em boas condições de saúde.

Leia Também

Gastronomia - Receita de Maminha de forno com legumes assados

Gastronomia – Receita de Maminha de forno com legumes assados

* Por: Jornal Montes Claros - 24 de Maio de 2018. Gastronomia – Receita de …

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas. O espaço de comentários em nossos artigos é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido).



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *