Publicidade
FENICS 2108 - RESERVE JÁ,JÁ, SEU STAND!  
Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas intensifica capacitação de profissionais do Samu para implantação do serviço aeromédico

Norte de Minas intensifica capacitação de profissionais do Samu para implantação do serviço aeromédico

Norte de Minas intensifica capacitação de profissionais do Samu para implantação do serviço aeromédico

Com investimentos viabilizados pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais – (SES-MG) o Corpo de Bombeiros e o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Norte de Minas (Cisrun) intensificaram os treinamentos para a implantação do serviço aeromédico no Norte de Minas.

Norte de Minas intensifica capacitação de profissionais do Samu para implantação do serviço aeromédico
Norte de Minas intensifica capacitação de profissionais do Samu para implantação do serviço aeromédico

 

Com aulas teóricas e práticas, utilizando helicóptero da 3ª Companhia Especial de Operações Aéreas, profissionais de saúde do Serviço Móvel de Urgência do Norte de Minas – (Samu Macro Norte) participaram de treinamento no campus da Universidade Estadual de Montes Claros – (Unimontes).

Entre os temas abordados a capacitação envolveu o suporte básico de vida nas emergências clínicas e traumáticas; técnicas de salvamento e resgate de vítimas em terra, água e montanhas. Isso porque, a aeronave adquirida pelo Governo do Estado também será utilizada no resgate de vítimas em áreas remotas; transferência de pacientes e órgãos; apoio a equipes de busca, salvamento e combate a incêndios.

O superintendente regional de saúde de Montes Claros, Maquieden Durães Viriato entende que o investimento do Governo do Estado na implantação do serviço aeromédico “trará consideráveis avanços para salvar vidas, uma vez que pelo fato do Norte de Minas possuir grande extensão territorial e muitas pessoas que necessitam de socorro médico de urgência e emergência acabam morrendo dentro de ambulâncias, antes de chegarem a um serviço que tenha condições de lhes prestar assistência adequada”.

Demanda

O assessor técnico da Coordenação Médica do Samu Macro Norte, Antônio José Marinho Cedrin também avalia que a implantação do serviço aeromédico trará avanços, sobretudo para pessoas vítimas de poli traumatismos. ​“Temos uma grande demanda reprimida de socorro a pessoas que necessitam de atendimento médico de urgência e emergência no Norte de Minas. Essa realidade será conhecida a partir da implantação do serviço aeromédico, mas a conclusão a que se pode chegar é a de que, quem vai ganhar é a população”, observa Antônio Cedrin.​

​Atuando numa área de 122 mil quilômetros quadrados, em 2017 o Samu Macro Norte realizou mais de 42 mil atendimentos, entre casos clínicos, psiquiátricos, vítimas de acidentes de trânsito e parturientes, o que equivale a uma média superior a 115 atendimentos por dia.​ ​O assessor técnico do Samu revela que o helicóptero adquirido pelo Governo do Estado está passando por ajustes na Helibras e será disponibilizado para o Corpo de Bombeiros assim que for liberado pela empresa brasileira fabricante de helicópteros.

A médica do Samu, Lilian Cristiane Brito Fernandes explica que, além da capacitação dos profissionais que vão atuar no serviço aeromédico junto com o Corpo de Bombeiros, o Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência do Norte de Minas também está tomando todas as providências para que o trabalho tenha êxito. Para isso, a articulação das ações conta com a participação de representantes da Central de Regulação de Leitos e dos hospitais, para que o atendimento nas unidades de urgência e emergência tenha eficácia.

*Por Pedro Ricardo

Leia Também

Saiba como conhecer Nova York fazendo um cruzeiro pelo rio que corta a cidade

* Por: da redação - 16 de agosto de 2018. Saiba como conhecer Nova York …

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.O espaço de comentários em nossos artigos é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *