Últimas Notícias
Câmara Municipal de Montes Claros realiza seminário sobre transparência pública
Câmara Municipal de Montes Claros realiza seminário sobre transparência pública

Câmara Municipal de Montes Claros realiza seminário sobre transparência pública

Câmara Municipal de Montes Claros realiza seminário sobre transparência pública

A Câmara Municipal de Montes Claros, em parceria com a Associação Mineira de Câmaras Municipais (AMCM); a Associação dos Municípios Mineiros da Sudene e a Associação Brasileira de Ouvidores – Seção MG (AMOMG) realizam, hoje quinta-feira (17), às 14h, um encontro para debater os benefícios das políticas de transparência, acesso à informação e a ouvidoria.

Câmara Municipal de Montes Claros realiza seminário sobre transparência pública
Câmara Municipal de Montes Claros realiza seminário sobre transparência pública

 

Foram convidados para ministrar as palestras o especialista em Tecnologia de informação Jonathan Carneiro, o procurador de Justiça do estado de Minas Gerais, Mário Flávio Brandão, e o doutor em direito público, Gustavo Costa Nassif.

Entre os eixos temáticos, serão pautados a lei de transparência, a Lei de acesso a informação e a lei de proteção do usuário do serviço público na perspectiva social, legal e operacional.

“A discussão mostra não só a obrigatoriedade de se implantar esse sistema, mas a necessidade de conectar os dois lados: os governantes e a sociedade. Além de mostrar como a tecnologia tem sido parceira de se processo de participação. Acredito que essa cooperação e diálogo são necessários para uma gestão eficiente. É um projeto em que todos ganham”, Gustavo Costa Nassif.

O especialista em tecnologia de informação Jonathan Carneiro é um dos convidados para o encontro. Ele também ressalta que a adesão de portais de transparência e as ouvidorias na gestão pública permite atender de forma literal os órgãos de controle e dá visibilidade ao trabalho realizado. “Isso proporciona ao cidadão a possibilidade de acompanhamento dos dados, mostra o empenho da gestão”, diz.

Além das discussões, será feita também a explanação de técnicas para a administração de informações. O especialista ainda explica que o acesso aos dados dependem da boa atuação do gestor público, bem como do conhecimento sobre o assunto de modo que elas sejam usadas de forma clara, sucinta e objetiva em todos os procedimentos administrativos.

“É feita a capacitação dos gestores com o intuito de defender a cidadania e transparência, para que eles saibam como buscar dados e responder as solicitações da sociedade”, comenta.

O encontro é aberto ao público e para quem deseja participar basta comparecer a rua Urbino Viana, nº 600, no bairro Vila Guilhermina no dia do evento.

Case Montes Claros

A Câmara Municipal de Montes Claros implantou, em 2017, a Ouvidoria Municipal. Uma iniciativa cujo objetivo é estreitar o relacionamento entre o legislativo e a população. O novo setor tem como função receber as demandas dos moradores, analisar e encaminhar para os órgãos competentes as manifestações da sociedade civil.

“Designamos um servidor público, o Nelson Oliveira, para ser nosso ouvidor. É dele a tarefa de ouvir e encaminhar ao setor responsável. A ideia é que a comunidade tenha fácil acesso as questões do legislativo e do Executivo. Pois o Ouvidor recebe demandas das mais variadas. E um evento desta natureza reforça a importância de consolidar o serviço, visando, cada vez mais, a transparência junto a população”, diz o presidente da Câmara Municipal.

Entre as competências da Ouvidoria, destacam-se o recebimento, análise, encaminhamento das manifestações da sociedade civil dirigidas à Câmara Municipal; orientar os cidadãos sobre os meios de formalização de manifestações dirigidas à Ouvidoria; responder aos cidadãos e entidades quanto às providências adotadas em face de suas manifestações, bem como auxiliar a Câmara Municipal na tomada de medidas necessárias à regularidade dos trabalhos ou sanar violações, ilegalidades e abusos constatados.

A Ouvidoria Pública Municipal fica localizada na Avenida Doutor João Luiz de Almeida, 40, centro. O telefone de contato é o (38) 3690-5400.