Publicidade
FENICS 2108 - RESERVE JÁ,JÁ, SEU STAND!  
Inicio » Economia » Programa Mais Gestão beneficia agricultores do Rio Grande do Sul

Programa Mais Gestão beneficia agricultores do Rio Grande do Sul

Programa Mais Gestão beneficia agricultores do Rio Grande do Sul

Curso de formação para extensionistas marca o início das ações do programa que irá beneficiar 124 empreendimentos da agricultura familiar no estado gaúcho. 

Programa Mais Gestão beneficia agricultores do Rio Grande do Sul
Programa Mais Gestão beneficia agricultores do Rio Grande do Sul

 

No período de 21 a 25 de maio, a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) realiza curso de formação para extensionistas da Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RS) que irão executar as ações do programa Mais Gestão, que está sendo realizado pela Anater, em parceria com a Emater-RS, no Rio Grande do Sul. O curso está sendo realizado em Porto Alegre e conta com a participação de 63 técnicos.

O Mais Gestão é uma estratégia da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), baseada nos princípios, objetivos e diretrizes da Política Nacional de ATER (Pnater), com metodologia composta por atividades que vão da adesão dos empreendimentos, passando pelo diagnóstico, elaboração participativa de plano de gestão, prospecção de mercado, atendimentos individuais e coletivos, até a avaliação dos resultados.

A Anater é parceria da Sead para efetivar as ações do programa, inicialmente firmando parceria com entidades públicas prestadoras de Ater, através de Instrumento Específico de Parceria. “O Mais Gestão se configura como oportunidade para o aprimoramento gerencial de organizações econômicas da agricultura familiar e sua inserção no mercado. Com objetivo de ampliar a oferta de assistência técnica, a próxima etapa será efetivada através de chamadas públicas, e todas as entidades credenciadas no Sistema de Gestão de Ater (SGA) poderão participar do processo”, explica o presidente da Anater, Valmisoney Moreira Jardim.

Neste ano, a meta é atender 1.032 empreendimentos através do programa. Para participar, os empreendimentos devem ser compostos por agricultores familiares, possuir DAP jurídica e um mínimo de 20 associados.

De acordo com o presidente, o programa abrange as áreas de comercialização e marketing, finanças e custos, ambiental, gestão de pessoas, gestão do quadro social, e produção e processos agroindustriais.

No Rio Grande do Sul, o Mais Gestão vai beneficiar 124 empreendimentos, visando contribuir para o fortalecimento econômico e social e para a geração de renda. “O agricultor produz alimentos de alta qualidade, mas o mercado precisa de regularidade e garantia de entrega e as cooperativas são importantes para organizar a produção e comercialização. E a Emater possui profissionais qualificados para auxiliar na organização e gestão das cooperativas”, destaca o presidente da Emater/RS, Clair Kuhn.

O próximo curso de formação para o programa Mais Gestão será realizado no Distrito Federal, cuja ações serão realizadas em parceria com a Emater-DF, beneficiando 15 organizações sociais produtivas da agricultura familiar da área de abrangência do Distrito Federal.

Leia Também

Saiba como conhecer Nova York fazendo um cruzeiro pelo rio que corta a cidade

* Por: da redação - 16 de agosto de 2018. Saiba como conhecer Nova York …

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.O espaço de comentários em nossos artigos é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *