Vaga no Bolso

Inicio » Colunistas » Núbia Istela » Coluna da Núbia Istela – Por que o sexo ainda é um tabu?

Coluna da Núbia Istela – Por que o sexo ainda é um tabu?

Coluna da Núbia Istela – Por que o sexo ainda é um tabu?

Eu falo sobre sexo o tempo todo, não por me faltar, mas por achar necessário. Ainda é perceptível quando tocamos no assunto e as bochechas das pessoas ficarem avermelhadas ou vir aquela famosa frase: “Você não tem vergonha na cara”?

Vergonha de que?

Todo mundo faz.

É uma benção.

É gostoso.

E gera vidas.

É um ato tão presente na vida das pessoas, mas que ainda as assustam. Não era para ser assim, mas infelizmente é.

Freud em suas pesquisas na prática clínica sobre as causas e funcionamento  das neuroses descobriu  que grande parte dos conflitos de ordem sexual é por causa dos pensamentos e desejos reprimidos.

Antes de começar essa coluna conversei com o psicanalista Sérgio Holtz sobre a quantidade de tabus acerca do sexo, ele disse que isso começou a muito tempo, “A era industrial no século XVIII, colocou o sexo e o ócio na lista de pecados, porque se não as pessoas não trabalhariam a tarde”, disse.

O psicanalista contou ainda que a sexualidade bem integrada desenvolve a espiritualidade, porém isso é um segredo.

Acredito que o assunto deve ser discutido, porque é saudável e agrega valores ao ser humano, falar sobre sexo com os filhos por exemplo, evita doenças e gravidez indesejada e acima de tudo um adulto consciente do que deve ou não fazer.

Se houve tantas evoluções ao longo dos anos, na hora de comentarmos o sexo vamos tratá-lo como algo comum, normal e não apenas no âmbito do pecado . Até porque a hipocrisia de não fazer ou falar, mora ao lado, e se você libertar os tabus e o medo que existe em você, talvez assim, se encontrará mais seguro e em paz com seu espírito, corpo e mente.

Bom sexo a todos.

Um grande abraço e até semana que vem. Enquanto isso me conte a sua experiência, converse comigo.

Instagram: @nubiaistela

Facebook: Núbia Istela

e-mail: [email protected]

Núbia Istela é jornalista, apresentadora dos programas EnCachos, ID, e Entre Vistas, no youtube. Recentemente lançou o livro Meias Verdades pela editora Chiado, é um livro de poesia baseado nas sensações mais profundas desse ser que chamamos de humano. A escritora idealizou a abertura da ONG Sociedade dos Pequenos Leitores, na qual é presidente. Apaixonada por livros dispensa maior parte do seu tempo em práticas literárias, escrita, e alfabetização para crianças. Nascida em Janaúba ao norte de Minas Gerais e moradora do interior paulista, costuma dizer que sua casa é o mundo, que deseja ser sim, cidadã do mundo.

 

Núbia Istela
Núbia Istela

 

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.O espaço de comentários em nossos artigos é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido).

2 comentários

  1. Tenho amigas que detestam comentar sobre o assunto. Pra é super de boa falar sobre esse assunto numa roda de amigas, contar confidências e essas coisas. Mas, confesso que tenho receio de falar com parentes, como por exemplo, mãe, tias, avó.

  2. Núbia minha linda estou tão feliz por você! Sua coluna é incrível! Parabéns pelo seu trabalho e por suas conquistas e oque virá a conquistar ao decorrer de sua vida ! Te desejo muito sucesso e que você continue este lindo trabalho e elevar a vida das pessoas. Grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *