Publicidade FENICS 2108 - RESERVE JÁ,JÁ, SEU STAND!  
Inicio » Mais Seções » Arte e Cultura » Curta metragem “Encontro” será exibido na próxima semana em Montes Claros

Curta metragem “Encontro” será exibido na próxima semana em Montes Claros

Curta metragem “Encontro” será exibido na próxima semana em Montes Claros

O curta metragem “Encontro”, adaptado do conto “O encontro”, do escritor gaúcho Luiz Fernando Veríssimo, será exibido no próximo dia 21, às 20 horas, no Ibicinemas em Montes Claros.

Encontro - Mel Soares
Encontro – Mel Soares

 

O filme tem roteiro e direção de Andrea Martins, professora do Departamento de Comunicação e Letras e membro do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

O elenco do filme conta com Mel Soares e Cláudio Prates, interpretando o casal protagonista; fotografia de Samuel Reis e som direto de Hernane Alves. A produção é da própria Andrea Martins, em parceria com o Cinema Comentado Cineclube; e co-produção com a Eleffante Agência e Produtora, e PROART Produtora audiovisual.

Andrea Martins, que desenvolve pesquisas sobre as relações entre literatura e audiovisual desde 2006, assina outros roteiros adaptados de contos de Machado de Assis, além de narrativas originais, tendo sido premiada com os roteiros originais “Reunião de família” (teleteatro, 2000), pela Rede Minas de Televisão, e “Todos os dias são iguais” (curta metragem, 20012), pela Associação Curta Minas. No momento em que finaliza o primeiro curta metragem ficcional sob sua direção, Andrea Martins se prepara para produzir um documentário sobre o músico e luthier Zé Coco do Riachão, cujo projeto foi aprovado no edital 2017 do Sistema Municipal de Incentivo à Cultura (Sismic) da Prefeitura Municipal de Montes Claros.

Para a produção de “Encontro”, Andrea Martins contou com a colaboração do cineasta, escritor e roteirista Fernando Bonassi, que intermediou seu contato com a agente de Veríssimo, conseguindo autorização e isenção do pagamento prévio de direitos autorais do conto adaptado. Andrea Martins conta que isso foi decisivo para que ela aceitasse o desafio de produzir o filme, uma vez que não contava com qualquer patrocínio. Além da isenção do pagamento de direitos autorais, a produção do filme foi feita graças ao trabalho voluntário do elenco e da equipe técnica. “Embora atualmente haja muitos recursos, em âmbito nacional e estadual, voltados para a produção audiovisual, não é fácil aprovar um projeto nos editais disponíveis, antes que se tenha algum produto para mostrar”, diz a diretora. Sua expectativa é que essa produção possa abrir as portas para outras, no futuro.

As filmagens do curta foram concluídas em maio de 2016. A demora entre essa etapa e a finalização da obra se deveu, segundo a diretora, justamente à falta de recursos. “Quando se trabalha sem recursos e sem querer abrir mão da qualidade, é impossível ter pressa, pois os profissionais envolvidos têm seus compromissos e é necessário que a gente se ajuste a eles”, conta Andrea.  Ao todo foram mais de 60 pessoas envolvidas na produção. Além dos já citados, destaca-se o elenco secundário, composto por Hellen Marques, Marta Silva, Patrícia Giseli, José Mameluk e Fernando Caldeira; a produtora Ana Paula Gusmão e o preparador de elenco, Ricardo Malveira. A trilha sonora principal é assinada por Marcos Filho e Fernando Rodrigues.

Os interessados em assistir ao filme devem se apresentar com meia hora de antecedência. A entrada é  gratuita.

Leia Também

Delta transporta 50 milhões de passageiros nos meses de abril a junho

* Por: da redação - 19 de julho de 2018. Delta transporta 50 milhões de …

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas. O espaço de comentários em nossos artigos é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido).



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *