Inicio » Últimas » Unidade do Corpo de Bombeiros de Diamantina é elevada a companhia independente

Unidade do Corpo de Bombeiros de Diamantina é elevada a companhia independente

Unidade do Corpo de Bombeiros de Diamantina é elevada a companhia independente

A 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Diamantina, no Vale de Jequitinhonha, será elevada à unidade independente. A proposta é, com a mudança, melhorar a qualidade e agilizar o atendimento à população. A solenidade que efetiva a alteração de status será realizada hoje, às 10h, na cidade.

Unidade do Corpo de Bombeiros de Diamantina é elevada a companhia independente
Unidade do Corpo de Bombeiros de Diamantina é elevada a companhia independente

 

A unidade está instalada em um terreno pertencente à Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA), no bairro Dom João. A área foi cedida ao Executivo municipal para consolidar a parceria com o Estado e abrigar a sede da companhia.

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros em Diamantina, capitão Andrey Márcio Gomes, a nova condição confere autonomia aos trabalhos.

Até então, a unidade era dependente do 7º Batalhão de Montes Claros, no Norte do Estado, que, por sua vez, levava as demandas da companhia ao 4º Comando Operacional daquela localidade. “Agora vamos direto a este último. Muda também a nossa capacidade de atendimento, com mais viaturas”, comenta o oficial.

Por lá, inclusive, o número de bombeiros sobe de 60 para 78 – um acréscimo de 23%.

O atendimento também será ampliado, porque Diamantina passa a ser responsável pelos pelotões de Pirapora e Curvelo, na região, abrangendo 31 municípios. O número de viaturas vai a 29.

FORMAÇÃO

A elevação administrativa também marcará uma parceria da corporação com a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), que tem campus na cidade histórica. A ideia é que parte dos servidores da instituição de ensino receba formação como brigadista, contribuindo para dar resposta rápida em primeiros socorros, princípio de incêndio e pânico.

“É uma capacitação totalmente gratuita que pretendemos ampliar para outros órgãos públicos e empresas privadas. A partir de agora aumenta também a nossa capacidade de fiscalização, treinamento, análise de projetos e vistorias de liberação para as edificações”, explica Andrey Gomes.

ESTRATÉGIA

A elevação da companhia de Diamantina integra o Plano de Comando 2015-2026, implementado pela corporação com o objetivo de alterar administrativamente algumas unidades, além de reforçar os locais com efetivo e equipamentos.

O planejamento também permite a chegada do órgão a novos lugares. A estratégia se dá por meio da instalação de pelotões ou postos avançados, que são estruturas menores, mas com capacidade de atendimento às demandas da população.

Três postos serão inaugurados nas próximas semanas. Em 3 de julho, em Bom Despacho, na região Centro-Oeste, será aberta a 70ª unidade dos Bombeiros em Minas Gerais. Dois dias depois, será a vez de Salinas, no Norte, receber uma nova unidade.

Já no dia 7 será implantado o posto avançado de Almenara, no Vale do Jequitinhonha.

SAIBA MAIS

Plano abrange cidades com mais de 30 mil habitantes
No fim de 2014, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais tinha 58 unidades nos 17 territórios de desenvolvimento. Hoje são 69 e até o início de julho serão 72 frações com atendimento regional, número superior ao planejado pela instituição para 2018.

Em relação a 2026, último ano do Plano de Comando em vigor, a corporação terá chegado a todos os municípios do Estado com população superior a 30 mil habitantes. Contudo, há possibilidade ainda de atender localidades que tenham mais de 15 mil moradores.

Para tornar possíveis as elevações e a expansão sem novas contratações, o Executivo estadual trabalha com reestruturação administrativa, deslocando mais pessoal para o trabalho operacional.

Leia Também

Embora a meta nacional tenha sido superada, os dados mostram que pelo menos meio milhão de crianças não foram atingidas

Com baixa adesão, governo estuda tornar obrigatória vacinação de crianças

* Por: Jornal Montes Claros - 18 de setembro de 2018. A coordenadora do Programa …

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.O espaço de comentários em nossos artigos é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *