Inicio » Montes Claros » Concessão garante obras de duplicação de 136 quilômetros da BR-135 até Montes Claros

Concessão garante obras de duplicação de 136 quilômetros da BR-135 até Montes Claros

Concessão garante obras de duplicação de 136 quilômetros da BR-135 até Montes Claros

O governo de Minas Gerais assinou contrato de concessão de trechos da BR-135, MG-231 e LMG-754, entre Cordisburgo, na região Central, até Montes Claros, no Norte do Estado. A empresa Eco135 irá administrar 363,95 quilômetros das rodovias durante 30 anos.

Concessão garante obras de duplicação de 136 quilômetros da BR-135 até Montes Claros
Concessão garante obras de duplicação de 136 quilômetros da BR-135 até Montes Claros

 

Entre as intervenções obrigatórias previstas estão a duplicação de 136,35 quilômetros da 135, do entroncamento com a BR-040 até Corinto e de Bocaiuva a Montes Claros.

Também deverão ser implantados o contorno de Cordisburgo, além de 125,5 quilômetros de acostamento, 110 quilômetros de faixas adicionais e 6 quilômetros de vias laterais. Quarenta interseções passarão por melhorias.

Por dia, em média, cerca de 30,7 mil veículos trafegam pelos trechos concedidos.

A concessão também prevê outras 120 melhorias em acessos às rodovias e implantação de 14 passarelas para pedestres.

Investimentos

A previsão de aportes de recursos por parte da concessionária é de R$ 3,4 bilhões ao longo do período do contrato, entre investimentos, manutenções e prestações de serviços. Do montante, R$ 1,4 bilhão deverá ser aplicado até o quinto ano de concessão. Não há contraprestação financeira do Estado.

A previsão é a de que sejam gerados 600 empregos diretos pela Eco135 e outros 1.100 em função das obras.

Importância

Durante a assinatura do contrato de concessão, nesta terça-feira (19) no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, o governador Fernando Pimentel destacou que a duplicação da BR-135 é indispensável para o desenvolvimento econômico do Norte de Minas. “Ela é reivindicada há muitos anos pela região”, frisou.

Já o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), Murilo Valadares, reforçou que as intervenções proporcionam mais segurança nas estradas, com a presença de ambulâncias e reboques na via.

Na cerimônia, ainda foi celebrado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Eco135 e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). O acordo prevê adequações em relação à legislação, visando a sustentabilidade do empreendimento.

Leia Também

O advogado Fillipe Freitas alerta para decisão do STJ sobre benefício do INSS

Nem sempre observado, adicional de 25% na aposentadoria pode ser requerido por lei

* Por: Jornal Montes Claros - 19 de setembro de 2018. Aposentados que comprovem a …

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.O espaço de comentários em nossos artigos é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *