Últimas Notícias

Começa o Inverno no Brasil

Começa o Inverno no Brasil

Nesta quinta, 21/06/2018, às 7h, começa oficialmente o inverno no hemisfério sul.

 

Mas, por que lá na Rússia é verão? Como se determina essa data?

Muitas culturas antigas, como os egípcios, os mesopotâmicos e os gregos, fizeram seus calendários anuais usando o movimento aparente do Sol no céu. Vários dispositivos, das mais diversas formas, foram feitos ao longo da história da humanidade para observar a posição do Sol e daí criar calendários. Observando o nascer e o pôr do Sol, culturas como a dos índios norte-americanos puderam fazer verdadeiros calendários de horizonte.

Comparando os lugares de nascer ou pôr do Sol com detalhes do relevo (montanhas e vales, por exemplo) percebiam suas mudanças dia após dia. Com paciência e método você pode fazer o mesmo com o pôr do Sol, se não gostar de acordar cedo. Só precisa de um lugar fixo de onde se tenha uma boa visão do horizonte oeste e alguma forma de marcar as posições usando prédios e relevo como referência. Pode fazer isso tirando fotos ou desenhando.

Desta maneira, se percebe logo que o Sol, ao longo do ano, se põe em lugares diferentes. Somente em duas datas o poente se dá no ponto cardeal oeste: são os equinócios (do latim equi=igual e nócio=noite), de março e de setembro. Nestas datas o Sol ilumina de forma equilibrada ambos os hemisférios. A duração do dia e da noite são, praticamente, idênticas.

A partir do equinócio de março, o Sol se põe a cada dia mais ao norte. Outono para nós do hemisfério sul ocorreu no dia 20 de março de 2018, em torno das 13h. O poente se move a cada dia até atingir seu ponto máximo de afastamento ao norte. Temos então a sensação de que o Sol “para” seu movimento e depois começa a se mover mais para o sul. Chamamos este momento de solstício (do latim solstitius que significa “ponto onde o Sol, na sua trajetória aparente, não se desloca”). Existe um solstício de junho e outro de dezembro.

21 de junho de 2018 – 7h – Solstício de Inverno no Hemisfério Sul.
21 de junho de 2018 – 7h – Solstício de Inverno no Hemisfério Sul.

 

Isto tudo é decorrente do movimento da Terra ao redor do Sol e do fato de que o equador terrestre é inclinado em relação ao plano deste movimento. Assim, hora um hemisfério está mais voltado para o Sol que o outro. Isto explica a alternância das estações entre os hemisférios. Por isso, aqui vamos começar o inverno e lá na Rússia (onde acontece a Copa do Mundo) será o início do verão.