Publicidade FENICS 2108 - RESERVE JÁ,JÁ, SEU STAND!  
Inicio » Economia » O pagamento do Bolsa Família do mês de junho já está disponível desde a última segunda feira

O pagamento do Bolsa Família do mês de junho já está disponível desde a última segunda feira

O pagamento pode ser feito através de lotéricas, agências da Caixa Econômica Federal e correspondentes Caixa Aqui.

O pagamento do Bolsa Família do mês de junho já está disponível desde a última segunda feira (18 de junho), onde aproximadamente 14 milhões de famílias brasileiras acabam sendo beneficiadas pelo programa social, que irá pagar aproximadamente 2,4 bilhões de reais neste mês, com um valor médio de R$ 178 por família que se enquadra no perfil de pobreza e extrema pobreza.

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) informou que havia uma fila de pouco mais de 300 mil novas famílias no programa e esta fila acabou sendo zerada no último mês. Os beneficiários recebem o dinheiro todo o mês para que possam investir principalmente em alimentação, saúde (quando não fornecido pelo governo) e também educação.

Muitas famílias pelo Brasil aproveitam o dinheiro para custear a compra de medicamentos, onde alguns são distribuídos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas em muitos casos é necessário adquirir a opção genérica ou convencional.

Como vem sendo melhorada a Gestão do Bolsa Família?

Antigamente a entrada das famílias no programa do Bolsa Família demorava meses, pois era necessária toda uma “logística” para verificar as condições reais do perfil social de cada uma, com poucas opções de agentes do CRAS para executar a tarefa. Mas ao longo dos anos do Bolsa Família a gestão vem sendo aperfeiçoada e a tendência é de que cada vez menos haja a necessidade de entrar na “fila de espera” para ter o seu benefício aceito ou negado.

O resultado é aplicado em poucos dias, desde que toda a situação com o Cadastro Único (CadÚnico) esteja atualizada e verificada pelos órgãos responsáveis por cada município. Os dados devem estar atualizados há menos de 24 meses e sem qualquer divergência entre as informações. É necessário atualiza-lo sempre que houver uma mudança significativa no âmbito familiar.

Assim o Ministério do Desenvolvimento Social, a partir da base de dados do Cadastro Único, está selecionando as famílias que se enquadram em situação de pobreza e extrema pobreza, de forma totalmente automática e concedendo o benefício sem muita complicação.

A tendência é de que em um futuro não muito distante não seja mais necessário entrar na a fila de espera para receber o Bolsa Família.

Uma forma de proteção aos beneficiários

Segundo o ministro Alberto Beltrame do MDS, a conexão com o Cadastro Único e a necessidade de atualização do cadastro, além das verificações recorrentes dos órgãos responsáveis pela manutenção das famílias, faz com que aqueles que tenham direito estejam mais protegidos, recebendo o benefício integralmente e sem qualquer complicação, pois as chances do programa ser atingido por fraudes e o dinheiro não chegar a quem realmente precisa é cada vez menor.

Como fazer o saque do Bolsa Família de junho?

O pagamento do Bolsa Família pode ser feito através de lotéricas, agências da Caixa Econômica Federal e correspondentes Caixa Aqui. Porém para poder sacar é necessário estar com o cartão do Bolsa Família e um documento de identificação oficial com foto (RG por exemplo), sendo sacado apenas pelo representante familiar. Mais informações no blog do Bolsa Família.

Os pagamentos seguem uma tabela definida pelo último número do NIS (Número de Identificação Social). Aqueles que estejam terminados em 1 recebem no primeiro dia do mês, os que terminam em 2 recebem no segundo dia do mês, e assim por diante.

Para obter informações sobre o programa e pagamentos do mês de junho, ligue na central de atendimento do MDS através do telefone:

  • 0800 707 2003

                                                            Tabela com os valores totais do Bolsa Família para Junho

Essas tabelas foram divulgadas no site oficial do MDS (mds.gov.br). Os beneficiários do programa também pode fazer a consulta dos pagamentos pela internet e pelo aplicativo oficial, saiba mais aqui.

Leia Também

Delta transporta 50 milhões de passageiros nos meses de abril a junho

* Por: da redação - 19 de julho de 2018. Delta transporta 50 milhões de …

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas. O espaço de comentários em nossos artigos é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido).



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *