Os incríveis 2 – Se você tem epilepsia, leia isso e avalie sua ida ao cinema
Faltam apenas dois dias para que os brasileiros possam conferir as novas aventuras da família Pêra no cinemas.
14 anos depois, a animação que conquistou crianças e adultos ao redor do mundo promete muitas sequências de ação e espetáculos visuais que vão deixar tanto os pequenos como os já grandinhos ligados na tela.
No entanto, preste atenção a este alerta: tais cenas, por conta da agilidade dos cortes e da intensidade das luzes, podem representar um risco à saúde para algumas pessoas.
As imagens “perigosas” ocorrem mais ou menos após uma hora de filme e duram cerca de 90 segundos. A cena envolve o vilão Hipnotizador, que costuma usar seu efeito para hipnotizar pessoas durante o longa.
Suas habilidades, porém, parecem ser prejudiciais para pessoas com epilepsia. Por conta disso, nos Estados Unidos, a Disney adicionou o seguinte aviso no começo do filme: “Os Incríveis 2 contém uma sequência de luzes piscantes que pode afetar espectadores que são suscetíveis a epilepsia fotossensível ou outras fotossensibilidades”
De fato, certas frequências de luz podem desencadear convulsões em epilépticos fotossensíveis (cerca de 3% das pessoas com epilepsia).
Este efeito é mais comum em crianças e adolescentes, especialmente aqueles com epilepsia generalizada e um tipo conhecido como epilepsia mioclônica juvenil.
A luz desencadeia convulsões que geralmente duram cerca de 30 segundos, mas algumas pessoas podem levar até uma semana para se sentir melhor.
Ainda não se sabe se o aviso será colocado nos cinemas brasileiros.
De qualquer forma, quem tem antecedente de epilepsia deve evitar estímulos de luzes repetitivas, e, portanto, deve avaliar a ida ao cinema para ver Os Incríveis 2.
*Com informações da Proteste