Publicidade

Inicio » Nacional » STF afasta ministro do Trabalho em nova fase da operação Registro Espúrio

STF afasta ministro do Trabalho em nova fase da operação Registro Espúrio

STF afasta ministro do Trabalho em nova fase da operação Registro Espúrio

O ministro do Trabalho Helton Yomura é um dos alvos da terceira fase da operação Registro Espúrio.

Yomura é apadrinhado político do ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ)
Yomura é apadrinhado político do ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ)

 

Além de ser alvo de busca e apreensão, a Polícia Federal e a Procuradoria-geral da República pediram ao Supremo Tribunal Federal (STF) o afastamento de Yomura do ministério. A medida foi aceita pelo ministro Edson Fachin, relator do caso na corte.

A ação é um desdobramento da operação Registro Espúrio que investiga desvios no Ministério do Trabalho relacionados à concessão do registro sindical.

Yomura é apadrinhado político do ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) e de sua filha, a deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ), ambos foram alvos das primeiras fases da Registro Espúrio.

A terceira fase da Operação Registro Espúrio, segundo a PF, tem como objetivo de “aprofundar as investigações a respeito de organização criminosa que atua na concessão fraudulenta de registros sindicais junto ao Ministério do Trabalho.”

Além de buscas no MTE, a PF cumpre mandado de busca no gabinete do deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP) na manhã desta quinta-feira, 5.

No total, estão sendo cumpridos 10 mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão temporária, expedidos pelo STF. Os mandados são cumpridos em Brasília e Rio de Janeiro. ,

Além das medidas cautelares de busca, a pedido da PGR serão impostas aos investigados medidas cautelares consistentes em proibição de frequentar o Ministério do Trabalho e de manter contato com os demais investigados ou servidores da pasta, bem como a suspensão do exercício do cargo, como no caso do ministro do Trabalho.

“As investigações e o material coletado nas primeiras fases da Operação Registro Espúrio indicam a participação de novos atores e apontam que importantes cargos da estrutura do Ministério do Trabalho foram preenchidos com indivíduos comprometidos com os interesses do grupo criminoso, permitindo a manutenção das ações ilícitas praticadas na pasta”, diz nota da PF.

Leia Também

MRV Engenharia participa de painel sobre o futuro das cidades, em evento da ONU, em NY

MRV Engenharia participa de painel sobre o futuro das cidades, em evento da ONU, em NY

* Por: Jornal Montes Claros - 24 de setembro de 2018. A MRV Engenharia está …

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.O espaço de comentários em nossos artigos é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *