POS ON-LINE PUC MINAS

Coluna da Jerusia Arruda – Voto Impresso

Coluna da Jerusia Arruda – Voto Impresso

VOTO IMPRESSO

A Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais defendeu o voto impresso para complementar o sistema eletrônico, em audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados, na quinta-feira (12). Para a associação, a impressão de todos os votos pode garantir mais segurança ao processo eleitoral.

BALAIADA

Está em cartaz, até o dia 18 de julho, na Câmara dos Deputados, a exposição “Balaiada, a luta sem fim – 180 Anos da Revolta”. A mostra pode ser visitada de segunda a sexta, das 9h às 17h, no corredor de acesso ao Plenário. A exposição traz a história da Balaiada, uma revolta popular ocorrida no Maranhão e Piauí, entre 1838 e 1841, contra os grandes proprietários rurais da região, e faz parte do projeto ‘Histórias não Contadas’, da Câmara dos Deputados, que pretende resgatar a memória de fatos que foram desprezados ou omitidos pela história oficial.

CAMPANHA DE VACINAÇÃO

O Ministério da Saúde faz um alerta, por meio de vídeo, sobre a importância da vacinação de crianças contra o sarampo e a poliomielite. Na gravação, a apresentadora Xuxa Meneghel, escolhida como madrinha da campanha encabeçada pelo governo federal, lembra que pais, mães e responsáveis devem levar seus filhos aos postos de vacinação para receber as duas doses. O vídeo oficial da campanha, agendada para o período de 6 a 31 de agosto, será divulgado pela pasta nas próximas semanas.

SARAMPO

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do quadro, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano. Em algumas partes do mundo, a doença é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de 5 anos de idade.

POLIOMIELITE

Causada por um vírus que vive no intestino, o poliovírus, a poliomielite geralmente atinge crianças com menos de 4 anos de idade, mas também pode contaminar adultos. A maior parte das infecções apresenta poucos sintomas, e há semelhanças com infecções respiratórias –e gastrointestinais. Cerca de 1% dos infectados pelo vírus desenvolve a forma paralítica da doença, que pode causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte.

ORÇAMENTO 2019

Deputados e senadores aprovaram o relatório do senador Dalirio Beber (PSDB-SC) ao projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2019. Entre as medidas previstas está a proibição de concessão de novos benefícios tributários. Um dos pontos centrais do relatório, no entanto, foi derrubado: a proibição de reajuste aos servidores e de criação de cargos no serviço público em 2019. O texto será remetido à sanção presidencial.

 

Jerusia Arruda
Jerusia Arruda