Coluna da Núbia Istela – Você e a sociedade, Quem sobreviverá?
Quantas vezes na vida você já ouviu a seguinte pergunta:
“Quando você vai casar?”
E se você é casada, quantas vezes escutou:
“Mas cadê os filhos? Já passou da hora…”
E se você já tem um filho, provavelmente alguém já te disse:
“Uma criança só não é feliz, precisa ter outro e urgente para crescerem juntos…”
Não sei você, mas sempre me senti desconfortável diante dessas perguntas. Poxa, tem sempre alguém que não tem nada a ver com nossa história, ou sabe o que se passa em nossas vida, tentando dar palpites em situações que só dizem respeito a nós mesmos.
Essa é a nossa sociedade.
Parece que as vezes é impossível controlar o desejo de deixar no privado o que é do privado. No entanto é necessário para que boas relações sejam construídas.
Quando eu tinha 16 anos, queriam que eu me casasse a qualquer custo, todos os dias eu ouvia um quando você vai casar. Caracas! Eu não tinha nem desfeito das minhas bonecas.
Isso é uma loucura, porque quando eu anunciei o meu casamento aos 23, depois de ter terminado a faculdade, perguntaram se eu estava maluca de me casar tão cedo. Sim, é confuso e dá para pirar legal.
Agora, dia após dia, enfiam a mão na minha barriga perguntando pelos filhos que eu ainda não tenho.
Essa idéia dos filhos ainda é mais complicada. Eu acho uma tremenda falta de respeito quando alguém faz isso.
Um exemplo:
Eu no momento, por complicações nos meus ovários não posso engravidar. Imagina se eu tivesse uma vontade enorme de ter filhos, sofresse com isso, e todos os dias, ouvir essa cobrança insana de alguém da sociedade. Provavelmente eu teria picos de depressão.
Outro exemplo:
A pessoa não tem o menor talento para maternidade e não pretende ter filhos. Imaginem só como não fica essa pessoa.
Em qualquer caso, seja lá qual for a razão é urgente que esses hábitos mudem. Por quanto muitas pessoas sofrem com perguntas impróprias para sua vida.
Então antes desse tipo de diálogo, consulte o terreno e veja se ele está pronto para tal. Caso contrário, espere que a pessoa toque no assunto. Você não conhece os motivos, tão pouco o íntimo de cada ser humano, para que seja bombardeado por tais questionamentos.
Pode ser bobo, corriqueiro, mas para muita gente não é. Para muitos é dilacerante.
Tenha cuidado, deixe no privado o que é do privado. É importante lembrar, que cada um tem seu tempo. E há um tempo certo para tudo. Respeite o tempo dos outros.
Tenham todos uma ótima semana. Enquanto isso vamos trocar uma idéia:
Instagram:@nubiaistela
Facebook: Núbia Istela
E-mail: nubiaistela@hotmail.com
Twitter:@nubiaistela
YouTube: Núbia Istela
Uma grande abraço e até a próxima.