Coluna da Núbia Istela – O que aprendi com o bullying
Bullying é um ato cruel que pode causar danos na autoestima da pessoa e até a morte.
De acordo com o Wikipédia, o termo é recente, no entanto, o fenômeno é bastante antigo, data-se mais de cem anos.
Eu sofri bullying durante muito tempo.
E posso dizer onde doeu.
E posso contar o que eu aprendi com o bullying.
Hoje ainda muitas crianças e adolescente sofrem com a prática do bullying. Sejam por características físicas, ou condições sociais, ou por pura maldade mesmo.
Muitas das vezes se você não encontra forças em algum lugar é muito provável que se afunde nas humilhações de todos dias pelos colegas. Eu já voltei para casa diversas vezes chorando. Até que eu compreendi que eu poderia contar com a minha mãe. O apoio dos pais é muito importante para que a criança / adolescente não passe por essa turbulência sozinha.
É frescura… Juro para vocês que não é.
Eu tive complexo de inferioridade até aos 21 anos devido aos sofrimentos da infância. Sem contar com os transtornos de pânicos.
E o que aprendi foi encontrar uma força que eu nem sabia que tinha para não pirar.
Eu queria saber o que sei hoje naquela época que eu nem queria ir para escola, pois se soubesse, eu poderia apenas ignorá-los.
Mas infelizmente o estrago pode ser muito grande quando os pais e professores ignoram a tentativas de pedido de socorro.
Não é esse tipo de futuro que queremos. Essa semana eu escutei uma adolescente relatando o que fazem com ela na escola. E por um momento senti na pele todas as suas dores.
E com isso eu cresci e amadureci como ser humano, e espero que ela também possa dar a volta por cima e não se deixar abalar por esse mal.
Seja o apoio que seus amigos, filhos e alunos precisam. Seja a luz no fim do túnel, pois muitas vezes a sensação de quem sofre é que está num labirinto de dores. Num mar sem fim de horrores. Contudo, basta apenas uma mão, para tudo ficar bem. Bullying é sério, não ignore.
Um grande abraço e até semana que vem. Enquanto isso me conte a sua experiência, converse comigo.
Instagram: @nubiaistela
Facebook: Núbia Istela
e-mail: nubiaistela@hotmail.com