Últimas Notícias

Coluna da Jerusia Arruda – Jovens eleitores

Coluna da Jerusia Arruda – Jovens eleitores

JOVENS ELEITORES

Entre jovens de 16 e 17 anos, cujo direito de voto é opcional, 1.400.617 podem participar das próximas eleições. Houve redução de 14,53% em relação a 2014. Esse grupo representa 0,95% do eleitorado brasileiro. O número de idosos com mais de 70 anos, cujo voto também é facultativo, cresceu 11,12%, passando para 12.028.495.

PCdoB LANÇA CANDIDATA

Em convenção realizada nacional nesta quarta-feira (1º), em Brasília, o PCdoB lançou a candidatura de Manuela D’Ávila à Presidência da República. Manuela será a primeira candidata própria do PCdoB à Presidência desde a redemocratização. Em todas as últimas eleições, os comunistas estiveram ao lado do PT, apoiando as candidaturas dos ex-presidentes Lula (entre 1989 e 2006) e Dilma Rousseff (2010 e 2014). Mas os comunistas garantem que vão tentar união da esquerda “até o último instante”. Não foi definido quem será o candidato a vice na chapa.

(IN)DEFINIÇÃO

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), indicou na quarta-feira (1º) que seria melhor que a Corte definisse a situação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva antes do prazo final para o registro de candidatura, que é dia 15 de agosto. Fachin encaminhou ao plenário do STF um pedido de liminar apresentado pela defesa do petista que deseja garantir que ele seja colocado em liberdade e concorrer novamente ao Palácio do Planalto. O ministro afirmou que em matéria eleitoral toda a celeridade é importante “para não deixar dúvida” no procedimento.

TROCA DA NEUTRALIDADE

O PT fechou acordo com o PSB, nesta quarta-feira, se comprometendo a apoiar os candidatos aos governos de Amazonas, Amapá, Paraíba e Pernambuco em troca da neutralidade dos socialistas na eleição presidencial. O acordo vai garantir que o PSB não apoie nenhum candidato na disputa pelo Palácio do Planalto. A posição de neutralidade do PSB deverá ser confirmada em convenção nacional marcada para o próximo domingo (05).

BALANÇA ELEITORAL

De acordo com balanço divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta quarta-feira (1º), o Brasil tem 147.302.354 eleitores aptos a votar em outubro. O crescimento é de 3,14% em relação a 2014, ou aproximadamente 4,5 milhões a mais. Segundo o TSE, 1.409.774 não poderão votar nem se candidatar, por estarem com os direitos políticos suspensos. E há menos jovens com direito de participar.

MAIORIA FEMININA

A maioria do eleitorado brasileiro é formada por mulheres, que representam 52,5% do total (77,3 milhões, ante 69,9 milhões de homens). Os dados mostram ainda 6.280 eleitores transexuais ou travestis que, a partir deste ano, poderão ter seu nome social impresso no título eleitoral.

 

Jerusia Arruda
Jerusia Arruda