Inicio » Nacional » Receita Federal alerta sobre modalidade criminosa conhecida como “golpe do amor”

Receita Federal alerta sobre modalidade criminosa conhecida como “golpe do amor”

Receita Federal alerta sobre modalidade criminosa conhecida como “golpe do amor”

Golpistas se passam por estrangeiros e fingem envolvimento emocional com a vítima. Logo depois, enviam supostos presentes e dizem que o pacote está retido na alfândega. A modalidade criminosa conhecida como “Golpe do amor” chamou a atenção da Receita Federal, que emitiu um alerta nesta quinta-feira (02). Nesse tipo de farsa, os golpistas criam perfis falsos nas redes sociais, geralmente se passando por estrangeiros em boas condições financeiras e com empregos prestigiados e estáveis.

Receita Federal alerta sobre modalidade criminosa conhecida como "golpe do amor"
Receita Federal alerta sobre modalidade criminosa conhecida como “golpe do amor”

 

Após se envolverem emocionalmente, eles se declaram apaixonados e manifestam intenção de se casar com a vítima. Os golpistas, então, simulam o envio de pacotes contendo presentes diversos, como óculos, bolsas, celulares, anéis de ouro para o “noivado”, dinheiro em espécie ou documentos do exterior, por meio de postagem ou de um viajante.

Após o suposto envio dos presentes, o golpista geralmente alega que os bens foram retidos pela alfândega e que há necessidade de um depósito em conta para que haja a sua liberação.

A Receita diz que normalmente é fornecida uma conta corrente de pessoa física para o depósito. Se a vítima deposita o valor solicitado, a quadrilha faz nova exigência alegando outro empecilho para a liberação da remessa ou da bagagem, e assim sucessivamente.

Vários relatos

A alfândega da Receita Federal no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, tem recebido diariamente cerca de dez ligações telefônicas de contribuintes sobre a situação.

Normalmente, as pessoas ligam para checar se a instrução passada pelos criminosos está correta e, então, descobrem que estão sendo vítimas de um golpe.

A Receita adverte que não exige qualquer pagamento em espécie ou por meio de depósito em conta corrente. Todos os tributos aduaneiros administrados pelo Órgão são recolhidos somente por meio de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf).

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.O espaço de comentários em nossos artigos é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *