OI TOTAL COM FIBRA
Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas – AMAMS realiza a 2ª formação continuada para Conselheiros Tutelares

Norte de Minas – AMAMS realiza a 2ª formação continuada para Conselheiros Tutelares

Norte de Minas – AMAMS realiza a 2ª formação continuada para Conselheiros Tutelares

Será realizada nessa terça e quarta-feiras, 7 e 8 de agosto, a segunda Formação Continuada para Conselheiros Tutelares do Norte de Minas, que envolverá 80 pessoas dos municípios norte-mineiros que atuam nessa área ou mesmo são dos órgãos municipais de assistência social.

Norte de Minas - AMAMS realiza a 2ª formação continuada para Conselheiros Tutelares
Norte de Minas – AMAMS realiza a 2ª formação continuada para Conselheiros Tutelares

 

O evento começa às 08 horas no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene – AMAMS e está sendo organizado pela AMAMS em parceria com o Ministério Público, através da Coordendoria Regional da Infância e Juventude, Unimontes e Fórum Mineiro de Consel heiros Tutelares. A primeira formação ocorreu em 27 de março, quando envolveu mais de 100 conselheiros da região.

Os temas a serem debatidos, nos módulos, são: “Crianças e Adolescentes objetos de sujeitos de direitos”, “Como trabalhar o Conselho Tutelar”, “Interface do Conselho Tutelar e as famílias”, “Interface do Conselho Tutelar com a rede de atendimento”, “Intersetoriedade do Conselho Tutelar  e a Atuação em redes na promoção da criança e do adolescente”, “Interface do Conselho Tutelar e o sistema de Justiça” e por fim, “a importância dos instrumentais com enfoque na documentação escrita” As p alestras serão ministradas pelos facilitadores que são, Josiane Pereira, Coordendora do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Intervenção Social da Unimontes;  Nôemia de Fátima Silva Lopes e Fabiola Franciele de Jesus, ambas professoras da Unimontes. Em seguida Lucas Arruda, representante do  Forúm Mineiro de Conselheiros Tutelares, o promotor Daniel Librelon e por fim, a psicóloga Laila Tatiane Ferreira Souza,  do Departamento de Assistência Social da AMAMS.

Desde o ano de 2015 que esse tipo de curso de formação tem sido realizado. No primeiro, a AMAMS e Associação dos Municípios do Medio São Francisco – AMMESF, mostraram o papel dos conselheiros tutelares. No inicio desse ano o promotor Daniel Librelon convidou a AMAMS para criar esse curso, a ser realizado em quatro etapas e focando todos municípios do Norte de Minas.  A cada curso participam aproximadamente 40 municípios.  O presidente da AMAMS, Marcelo Felix, prefeito de Januária, afirma que além da relevância de sempre adequar os conselheiros tutelares aos fatos novos, deve-se destacar a importância dessa parceria, pois envolve instituições de credibilidade, como Ministério Público, AMAMS e Unimontes, além de outros parceiros.

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.O espaço de comentários em nossos artigos é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *