Últimas Notícias

Coluna da Jerusia Arruda – Ficha Limpa

Coluna da Jerusia Arruda – Ficha Limpa

FICHA LIMPA

O Ministério Público Eleitoral apresentou parecer no TSE pedindo para a Corte negar o registro da candidatura de Lula à Presidência da República. O pedido afirma que Lula é inelegível porque foi condenado em segunda instância e, por isso, foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa. O relator de todas as impugnações contra a candidatura de Lula é o ministro Luís Roberto Barroso, que ainda não se manifestou sobre o registro do petista.

SUSPENSÃO DA IMIGRAÇÃO

Depois do agravamento da situação entre venezuelanos e moradores, no fim de semana, em Pacaraima, o governo de Roraima pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a suspensão temporária da imigração de venezuelanos, pela fronteira. O pedido foi feito em uma nova ação cautelar com pedido de tutela de urgência e já foi protocolado no STF. Após o anúncio das medidas definidas pelo governo federal, no domingo (19), o governo do estado de Roraima argumentou que vinha pedindo as ações desde 2016.

OTÁVIO FRIAS

Morreu nesta terça-feira (21) o diretor de Redação do jornal Folha de S. Paulo, Otavio Frias Filho, aos 61 anos. Ele sofria de câncer no pâncreas. Formado em Direito, Frias começou a atuar no dia a dia das notícias em 1975, inicialmente assessorando Cláudio Abramo, que dirigia a redação. Em 1984, quando Boris Casoy deixou a diretoria de Redação, Frias Filho assumiu a posição máxima na estrutura editorial, sendo responsável pela introdução do Projeto Folha, com objetivo de levar aos leitores um jornalismo crítico e pluralista.

REELEIÇÃO

De acordo com estudo do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), 79% dos 513 deputados federais tentarão a reeleição em outubro. Projeção da entidade aponta que 75% deles devem se reeleger. O levantamento foi feito com base após o registro das candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

CANDIDATOS

As eleições gerais desse ano terão 27.841 candidatos disputando 1.654 vagas – uma média de 16 candidatos por vaga, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Entre os partidos, o que mais registrou candidaturas foi o PSL, com 5% do total. O PSOL é o segundo com 4%. Na sequência vem o PT, o Patriota e o MDB. O PSDB, um dos maiores partidos do país, aparece em décimo segundo lugar no número de candidatos.

PERFIL

A maioria dos candidatos que apresentaram pedido de registro para as eleições de outubro é formada por homens (70%), com ensino superior completo e de meia idade. Em relação à ocupação, 10% dos candidatos são empresários, seguida de advogados, que representam 6% do total. Em terceiro lugar estão os que registram a ocupação como deputado (4%).

MINORIAS

A maioria dos candidatos é formada por brancos – 52% do total. 35% se declaram pardos e 10% se declaram pretos. Apenas 129 candidatos se registraram como indígenas, o que representa menos de meio por cento das candidaturas.

 

Jerusia Arruda
Jerusia Arruda