Últimas Notícias

Fecani 2018 acontece de 5 a 8 de setembro

Com uma premiação geral de R$ 63 mil, a 33ª edição do Festival da Canção de Itacoatiara (Fecani),  ira a acontecer do 5 ao 8 de setembro no estado do Amazonas.

Fecani 2018 acontece de 5 a 8 de setembro

 

O evento, promovido pela Associação dos Itacoatiarenses Residentes em Manaus (AIRMA), está previsto para acontecer de 5 a 8 de setembro, com diversos eventos culturais, atrações musicais locais e nacionais e disputa de quatro modalidades esportivas.

É o espaço reservado aos grandes e pequenos talentos que ainda não tiveram chance de se destacar r a nível nacional..

É o estimulador da criação musical; da poesia; das artes-plásticas; do compositor; do artesão etc., tendo como filosofia e meta o Intercâmbio Cultural, levando sempre uma mensagem da “Preservação Ambiental da Amazônia Brasileira”

São mais de trinta (32) anos de incentivo a cultura, superando dificuldades, mas seguindo a trilha dos abnegados que não desistem de incentivar a Cultura, a Arte e o Esporte. Sabem que o Desenvolvimento Cultural deve seguir “pari passu ” ao Desenvolvimento Econômico.

Os parceiros que iniciaram esse Projeto, até hoje, continuam investindo e, a cada ano, essa participação se amplia e novas parcerias se integram. Destacam-se, entre os parceiros: o Governo do Amazonas e seus entes , a Prefeitura de Itacoatiara, entre outros.

Através da Lei 3.983 de 30 de Dezembro de 2013, publicado noDiário Oficial do Estado do Amazonas, em 30 de Dezembro de 2013,recebeu o “O FECANI” recebeu o “Título” de “PATRIMÔNIO CULTURAL DE NATUREZA IMATERIAL DO ESTADO DO AMAZONAS”.

Concorrem e já foram Campeões, Artistas dos Estados de Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Pará, São Paulo, Roraima, Rondônia, Amazonas, entre outros.

Podemos considerar o FECANI como “O Grande Festival da Música Popular Brasileira”, na atualidade.

O FECANI mantém uma parceria com Universidade do Estado do Amazonas – UEA, através da Escola Superior de Arte e Música, que fazem a triagem das Músicas que serão selecionadas para o Festival.

Paralelos ao Festival de Música acontecem vários outros eventos tais como: CONPOFAI- Concurso de Poesia Falada de Itacoatiara;ITA- ARTES- Salão de Artes Plásticas de Itacoatiara; FETAMI- Festival de Teatro Amador de Itacoatiara;TAITA – Tarde de Autógrafo de Poetas Itacoatiarenses;ITA-PALHA- Salão da Palha Regional de Itacoatiara;XADREZ ;ITA-FILME-Festival de Cinema de Itacoatiara DOMINÓ- Circuito de Dominó de Itacoatiara, totalizando 38 eventos, entre Culturais  e Esportivos. 

Trata-se, na realidade de um “Grande Festival Mix Cultural” que vai da música popular, passando pelo esporte, seguindo até a conscientização ecológica e de promoção de Itacoatiara como destino turístico.

De acordo com os organizadores, o objetivo do festival é estimular a participação de compositores, músicos e intérpretes do Brasil, Perú, Colômbia, Venezuela, Bolívia e Cuba, desde que inscrevam canções inéditas e de própria autoria, em português ou espanhol. Informações sobre o evento podem ser obtidas no site www.fecani.com.br