Últimas Notícias
Thais Daniely com o filho Arthur, que está em tratamento desde maio de 2018
Thais Daniely com o filho Arthur, que está em tratamento desde maio de 2018

Setembro Dourado – Mês de conscientização sobre o câncer infantil e juvenil

Assim como o outubro é rosa e o novembro é azul, para ações de prevenção do câncer de mama e do câncer de próstata, o SETEMBRO é DOURADO, mês dedicado à conscientização sobre o câncer infantil e juvenil.

Thais Daniely com o filho Arthur, que está em tratamento desde maio de 2018
Thais Daniely com o filho Arthur, que está em tratamento desde maio de 2018

 

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer – INCA, no Brasil, o câncer representa a primeira causa de morte por doença entre 1 e 19 anos.  No entanto, há alguns aliados que podem contribuir para que essa realidade seja diferente. Estamos falando de pessoas como pais, professores, babás, avós, enfim, todos que convivem diariamente com crianças e adolescentes.

Como identificar o câncer na infância e na adolescência

Identificar o câncer na infância e na adolescência não é uma tarefa fácil. Isso porque os sinais e sintomas se confundem com os de outras doenças. Entretanto, a oncopediatra, Sabrina Eleutério, explica que a diferença está na persistência. “É comum que crianças tenham febre, sintam dores nas pernas e outros inúmeros sintomas típicos da infância. No entanto, sinais e sintomas que persistem e que são combinados a outros, sejam eles aparentes ou de comportamento, o recomendado é levar ao pediatra para avaliar”. Foi o que fez a Thaís Danielly Mendes, mãe do pequeno Arthur, de apenas quatro anos. Eles são de Brasília de Minas.

“Em abril de 2018 Arthur começou com uma febre alta que não passava. Preocupada, levei ele ao pronto atendimento e ao ser examinado pelo médico foi identificado que ele estava com infecção de garganta. Até aí tudo normal para uma criança da idade dele. Voltamos para casa para começar o tratamento com antibiótico. Tudo se normalizou, mas após dois dias, a febre retornou.” Sabendo que não era normal o retorno da febre, Thais voltou ao médico, já com o resultado de um hemograma em mãos. 

“Como o exame estava bastante alterado e Arthur já estava  queixando de fraqueza e muitas dores nas articulações, o médico achou melhor internar ele para fazer novos exames e avaliar melhor. Depois dos exames, Arthur foi encaminhado para a Santa Casa de Montes Claros com suspeita de leucemia. Isso foi o suficiente pra deixar toda a família em desespero. A suspeita foi confirmada e deu-se início ao tratamento após 11 dias do início dos sintomas”.

Thaís Danielly Mendes

Chances de cura

O caso do Arthur é um exemplo claro de diagnóstico precoce. Com isso as chances de cura dele são bem consideráveis, pois, segundo o INCA, em torno de 80% das crianças e adolescentes acometidos de câncer podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados, obtendo uma boa qualidade de vida.

É por mais histórias de sucesso de diagnóstico precoce como essas que instituições de apoio, como a Fundação Sara, intensificam suas ações de divulgação sobre identificação dos sinais e sintomas da leucemia e de inúmeros outros tipos de câncer na infância e na adolescência.

Além de disponibilizar esse tipo de conteúdo para profissionais da saúde, a Fundação Sara também disponibiliza palestras gratuitas para públicos diversos. Outra importante contribuição da entidade é o custeio de exames para diagnosticar a doença o quanto antes. “Por meio do Programa Agilizar nós custeamos despesas de exames de diagnóstico, como o cariótipo, imunofenotipagem e pesquisa molecular . São exames de alto custo que muitas vezes o SUS não consegue suprir ou não supre com a urgência necessária”,  esclarece a gerente geral, Silvana Amorim.

Veja como apoiar a Fundação Sara no Setembro Dourado

O Setembro Dourado é uma iniciativa da Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer – CONIACC, entidade que congrega instituições espalhadas por todo o Brasil. As instituições afiliadas, como a Fundação Sara, replicam a campanha em suas regiões.

Veja alguns exemplos que como apoiar o Setembro Dourado junto à Fundação Sara

  • Reúna um grupo de pais, professores ou pessoas que lidam diariamente com crianças e adolescentes e agende uma palestra gratuita para falar sobre sinais e sintomas do câncer;
  • Participe da Noite Dourada – Jantar Beneficente com data prevista para 30 de setembro. Em benefício da construção do Hospital de Câncer Sara Albuquerque.

Sobre a Fundação Sara

A Fundação Sara Albuquerque Costa foi instituída em junho de 1998, na cidade de Montes Claros/MG, com o intuito de oferecer amparo a todas as famílias com crianças e adolescentes com câncer da região. O desejo de criar uma entidade filantrópica nasceu no coração de Álvaro e Marlene, pais da pequena Sara, que durante mais de dois anos lutou para vencer a doença, mas infelizmente não resistiu.

Quem acompanhou a história de luta da família se comoveu e se juntou à causa e, assim, a entidade foi ganhando força. A missão de oferecer assistência social ampliou para outros eixos, como o trabalho de diagnóstico precoce, realizado na região, as significativas contribuições aos hospitais onde as crianças e adolescentes se tratam e a criação de uma filial na capital mineira, em 2010. No total, já somam mais de mil famílias amparadas.

No final de 2017 a Fundação da Sara assumiu um novo compromisso: a construção do Hospital de Câncer Sara Albuquerque, uma obra necessária para aumentar as chances de cura, e possível, graças ao apoio, confiança e respeito conquistados durante todos esses anos junto à sociedade e a instituições, como a Santa Casa de Montes Caros, que cedeu a terreno para a construção da obra e compartilhará a gestão dos serviços.

Para mais informações sobre o Hospital de Câncer Sara Albuquerque acesse www.fundacaosa.org.br/hospital.