OI TOTAL COM FIBRA
Inicio » Mais Seções » Curiosidades » ‘Tornado de fogo’ é registrado em Nova Ponte no interior de MG; veja vídeo

‘Tornado de fogo’ é registrado em Nova Ponte no interior de MG; veja vídeo

Um fenômeno natural conhecido como “tornado de fogo” assustou os moradores de Nova Ponte, no Triângulo Mineiro, região que sofre muito com incêndios neste mês.

'Tornado de fogo' é registrado em Nova Ponte no interior de MG; veja vídeo

Imagens registradas por moradores da cidade e pelo Corpo de Bombeiros mostram um redemoinho de fogo passeando pela  Fazenda Caxuana no último dia 3 de setembro.

Veja o vídeo:

 

O tenente-coronel Anderson Passos, comandante do 8º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Uberaba, também no Triângulo Mineiro, explicou que o tornado se formou durante um incêndio severo na região da fazenda.

“Como essas são regiões muito abertas e quando está acontecendo um incêndio ele muda a temperatura do local e consequentemente as condições climáticas. Sendo assim, o que acontece é que passa por ali um vento que forma uma espécie de redemoinho que joga o fogo para o alto e acaba formando esse tornado. Lá nessa fazenda só tinha vegetação rasteira, o que facilita esse fenômeno”, esclareceu o tenente-coronel.

Segundo ele, o incêndio durou cinco dias e houve muita dificuldade para apagar o fogo. “Tivemos muita dificuldade para apagar esse incêndio foram milhares de hectares de mata queimado, no entanto, por sorte,  ninguém ficou ferido”, considerou Passos. Houve uma perda milionária na fazenda já que  milhares de hectares de pinus e de cana foram queimados.

Ainda de acordo com o comandante não é a primeira vez que esse tipo de tornado acontece na região. No entanto, essa foi uma das poucas vezes em que se conseguiu fazer um registro. A região tem áreas  muito abertas o que propicia esse tipo de fenômeno. O acontecimento também pode ser visto em outros países como nos Estados Unidos e no Canadá.

Perigo

Passos alerta que esse tornado de fogo é extremamente perigoso. “As pessoas devem manter uma grande distância ao avistar esse fenômeno porque é muito perigoso ele ir para cima da pessoa. É preciso tomar cuidado porque os tornados não são previsíveis e eles costumam durar de 3 a 5 minutos”, explicou.

Segundo ele, no mês de setembro é quando acontecem a maioria dos incêndios de todo o ano por causa das condições climáticas, já que o tempo é muito seco neste mês.

Provocar incêndio gera muitos perigos e gastos

Embora não tenha sido identificado ainda onde o incêndio do tornado começou o que se sabe é que ele teve causas humanas. “Não sabemos ainda se esse incêndio foi criminoso ou não intencional, mas incêndio em mata assim ou é por causa de raios, o que não aconteceu, ou por causas humanas”, alertou o tenente-coronel.

Os bombeiros pedem que a população evite de causar esse tipo de incêndio. Além do perigo causado pelo tornado, os bombeiros explicam que há ainda um gasto econômico enorme de mão de obra e equipamentos para acabar com as chamas. “O perigo deste tornado poderia ser evitado se as pessoas se conscientizassem”, considerou.

Nevoa de poeira

Também no Triângulo Mineiro um incêndio de grandes proporções na semana passada fez com que a cidade de Uberaba fosse tomada por uma névoa de poeira. “Os ventos estavam jogando a fumaça para fora da cidade, mas por um momento jogou para o centro do município e isso fez com que a cidade ficasse coberta por essa poeira, uma coisa bem desagradável”, concluiu o tenente-coronel.

Incêndios em números

De janeiro a agosto deste ano o Corpo de Bombeiros registrou 7.987 incêndios em Minas Gerais. Já no ano passado no mesmo período foram 8.613 incêndios.

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.O espaço de comentários em nossos artigos é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *