Inicio » Mais Seções » Dicas para realizar a higiene do seu gato em casa

Dicas para realizar a higiene do seu gato em casa

Cuidar de um bichinho doméstico exige muitos cuidados que podem variar entre alimentação, higiene, passeios e entre outros. E o gato é um bichinho que adora suas coisas sempre organizadas e limpinhas, ou seja, esse cuidado deve ser maior ainda.

Dicas para realizar a higiene do seu gato em casa

 

É claro que o pet não precisa ir todos os dias para o pet shop, mas ele necessita de alguns cuidados diários que podem ser feitos em casa mesmo! Aqui te daremos algumas dicas para manter a qualidade de vida do seu bichano sempre em dia, para que ele possa ter muito bem-estar. Confira!

Escovação diária da pelagem

Todo gato costuma ter a pelagem lisa, em alguns casos mais longa e em outros mais curta, e essa é uma parte que precisa de cuidados diários!

Como o pelo é liso, geralmente ele costuma cair muito mais e consequentemente contribui para que nozinhos se formem, deixando a pelagem embolada e criando desconforto no pet. Por isso é muito importante que a pelagem dele fique sempre bem escovada, para evitar uma queda maior dos pelos e o desconforto.

Além disso, a escovação diária ajuda a evitar a ingestão dos pelos em excesso e consequentemente a formação de bolas de pelos, que costumam ser expelidas pelo pet e que podem fazer mal à sua saúde. Então sempre o mantenha bem penteado.

Unhas afiadas

Diferente dos cachorros, o gato não precisa de alguém para os ajudar a aparar e afiar as unhas, ele consegue fazer isso muito bem sozinho e funciona como uma espécie de diversão para ele, então um ótimo jeito de tornar esse momento mais divertido é investindo em brinquedos com a função de arranhador.

Muitos brinquedos possuem arranhador, então além de você proporcionar um momento de diversão muito legal para ele, o bichano também conseguirá deixar suas unhas bem afiadinhas a hora que bem quiser.

Saúde dentária

A saúde bucal dos nossos pets é extremamente importante, porque é a partir daí que muitas doenças podem ser evitadas, como o tártaro, por exemplo. Mas você deve estar pensando como fará para realizar a higienização, certo? Não se preocupe, não é nada complicado!

Hoje em dia existem muitos métodos para ajudar a realizar a higiene bucal dos pets, então se o seu bichinho não gosta muito da escova de dentes, você pode optar por petiscos! Sim, isso mesmo, hoje em dia existem petiscos próprios para realizar a higiene bucal do bichinho. Eles deixam o felino satisfeito e ajudam prevenir doenças como o tártaro!

Então escolha o método que mais deixa o seu bichinho confortável e proporcione essa limpeza diariamente.

Limpeza nos ouvidos

Um problema que atinge com mais facilidade os pets são os problemas de otite. Isso porque essa doença pode ser originada por fatores diversificados como bactérias, falta de higiene, alergias e entre outros pontos.

Para realizar uma boa higiene no ouvidinho do seu gato você pode optar por produtos próprios para esse trabalho! Com a ajuda de um algodão você aplica o produto por toda a região do ouvido, retirando os excessos de cera que está no local. Mas é importante lembrar que de maneira nenhuma você deve colocar o algodão até o fundo do ouvido, para não causar nenhum tipo de irritação ou machucado no pet.

Banho

Os gatinhos possuem uma fama de que não gostam de tomar banho, mas isso não se aplica em todos os casos! Há sim, aqueles que não curtem muito água, mas também tem aqueles que amam um bom banho.

Como essa prática geralmente não acontece todos os dias e quando acontece é feita em um pet shop, você pode utilizar o shampoo a seco para dar uma mãozinha no processo. Se o seu gatinho é do tipo que não gosta de água, esse produto será perfeito para ele!

O shampoo a seco é muito prático de usar, basta aplicar um pouco sobre a pelagem do pet e usar um paninho para ajudar na limpeza. É claro que esse produto não deve ser utilizado todas as vezes, porque o pet precisa receber um pouco de água no corpinho também para ter uma higienização completa. Mas, é claro que esse produto será uma mão na roda naquelas semanas mais corridas que não der tempo de levar o bichano ao pet shop.

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.O espaço de comentários em nossos artigos é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *