Vaga no Bolso
Inicio » Mais Seções » Transforme seu studio em um apartamento multifuncional

Transforme seu studio em um apartamento multifuncional

A nova tendência de apartamentos studio vem economizando espaços dentro dos imóveis e acabam trazendo uma moradia bem compacta. Se você decidir comprar apartamento nesse estilo, é muito importante pensar bem em como irá reformá-lo, para que nada fique tão apertado e ainda assim, ele seja bem funcional.

Transforme seu studio em um apartamento multifuncional

 

As vezes é difícil pensar em como deixar o espaço que já é pequeno, em uma coisa aconchegante e confortável, parece que não existem móveis que irão caber em todos os cômodos sem deixar tudo apertado, mas saiba que isso é possível! E melhor: é super possível deixar o seu apê multifuncional também. Confira nossas dicas!

O que é um apartamento studio?

Se você nunca viu um apartamento no estilo estúdio, esses empreendimentos costumam ter cômodos integrados, ou seja, sem divisórias – exceto no banheiro. Então é bem comum as pessoas ficarem um pouco perdidas para mobiliar e realizar a decoração de um jeito harmônico e sem deixar o espaço apertado.

Juntando com as novas tendências de apartamentos, esses empreendimentos costumam ser mais compactos, o que dificulta ainda mais na hora de deixá-lo do jeitinho que o proprietário sempre sonhou. Mas com ideias certeiras e criativas, o espaço que era compacto pode ter tudo o que você precisa, mas de um jeito mais minimalista.

Montando o apartamento

Quando você compra apartamento studio é muito importante estudar todas as ideias que você tem para o imóvel, mas sempre com o pé no chão. Faça um checklist de tudo que é necessário para você no dia a dia, para que na prática os seus planos possam se encaixar de forma mais simplificada.

De modo geral, nós precisamos de uma cozinha, quarto, sala, banheiro e um espaço para hóspedes. Com isso em mente você pode começar a arquitetar como serão seus móveis e onde cada coisa vai ficar.

Se você é uma pessoa mais apegada à blocos, ou seja, divisão de cada coisa, é importante investir em coisas que sirvam como divisório. Como esse estilo de apê não possui paredes para divisão de ambientes, você pode investir em duas coisas básicas: estantes vazadas e divisórias.

Estantes vazadas

As estantes vazadas são perfeitas para quem deseja fazer um ambiente de sala de estar, mas o que poucos sabem é que ela pode ser adaptada para funcionar como uma espécie de “parede” para o seu quarto.

Se você gosta de assistir tevê deitado na cama, por exemplo, e quando recebe visitas opta por deixar a galera reunida na sala, você pode pensar em uma estante vazada com suporte giratório no meio para a televisão.

As estantes vazadas possuem nichos menores, que você pode utilizar itens de decoração para enfeitar e ainda assim deixar que a luz solar da sala entre no quarto. Se ela possuir um suporte giratório para a tv, você pode ter o conforto de assistir sua programação preferida tanto na sala quanto no quarto, e o melhor: economizando espaço!

Divisórias

Se você gosta de mais privacidade e uma estante vazada não é bem a sua praia, você pode optar por divisórias no estilo biombo. Hoje em dia existem muitos modelos para que você possa escolher aquele que melhor se adapta ao seu estilo e ao seu apê.

Móveis compactos e planejados

Por se tratar de um apartamento menor, os móveis planejados serão uma mão na roda se você deseja organizar tudo com as medidas certas do imóvel. Além disso, você pode estilizar cada móvel do apê, para que ele tenha outras funções além da principal.

Por exemplo, se você tiver um microondas na cozinha, você pode investir em um armário com portas de tamanhos diferentes. Além de guardar pratos, copos e panelas nos armários, você pode acoplar o microondas em um nicho no mesmo espaço, deixando tudo mais compacto.

Sala de jantar em apartamento studio

Muitas pessoas prezam por um bom espaço para jantar, seja para o dia a dia ou para convidados. Quando você mora em um apartamento menor, é difícil imaginar uma sala de jantar espaçosa, com uma mesa de seis cadeiras e tudo mais.

Mas calma! O sonho ainda não acabou e é super possível fazer uma adaptação menor de uma sala de jantar. Mas isso vai depender de quantos m² o seu apê tem, por isso as dicas vão se basear em dois itens: balcão de cozinha americana e mesa de quatro assentos. Dessa forma você consegue visualizar melhor o tamanho do seu apê e ver qual se encaixa melhor.

Balcão

Pode parecer uma opção nada confortável e super sem graça de uma “sala de jantar”, mas se você está em um apartamento compacto é sempre importante manter em mente que quanto mais funcional o seu apê for, melhor!

Sabe aquele balcão de cozinha americana? Então, ele pode virar sua mesa de jantar, só que em uma versão totalmente contemporânea. Esses balcões geralmente costumam ter um certo espaço, então aproveite isso para investir em quatro bancos! Você pode escolher o design que mais te agrada.

Dessa forma, na área externa você terá dois bancos altos para quem quiser sentar a qualquer hora do dia, e na área interna, ou seja, debaixo do balcão, você pode “esconder” os outros dois bancos e pode tirá-los sempre que for jantar. Dessa forma eles não tomam o espaço da cozinha no dia a dia e você terá uma adaptação mais moderninha de uma mesa de quatro assentos sempre à disposição.

Mesa de quatro assentos

Aqui não tem muito segredo, afinal, é uma mesa com quatro cadeiras. Mas o que você precisa analisar é o design dela, se será redonda, quadrada ou qualquer outro tipo de formato. Apesar de não parecer, o modelo da mesa é muito importante, pois ela irá definir o tanto de espaço que irá tomar no seu imóvel.

Na dúvida, procure um especialista!

Se você está com dificuldades na decoração de seu apê novo, se acha que o lugar pode ser aproveitado com uma pequena reforma, por exemplo, é sempre muito bom contar com um profissional da área.

Com um especialista você pode até conseguir um pouquinho mais de espaço aqui e ali, fazendo pequenas reformas e claro, terá uma dimensão melhor do tipo de móvel que você pode investir para o seu espaço e tudo mais. Então na dúvida do que fazer quando comprar apartamento, procure um especialista!

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.O espaço de comentários em nossos artigos é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *