Últimas Notícias

15º Seminário de Apicultura do Norte de Minas

15º Seminário de Apicultura do Norte de Minas

Codevasf, Sebrae Minas, Emater e parceiros promovem 15º Seminário de Apicultura do Norte de Minas. Evento tem como tema “Indicação Geográfica do Mel de Aroeira”

15º Seminário de Apicultura do Norte de Minas
15º Seminário de Apicultura do Norte de Minas

 

Apresentar os avanços da cadeia produtiva da apicultura norte mineira, com destaque para a profissionalização do setor, e divulgar os procedimentos para obtenção da indicação geográfica do mel de aroeira. Essa é a proposta do 15º Seminário de Apicultura do Norte de Minas, que será realizado no dia 18 de outubro, no espaço OAB Eventos, em Montes Claros. O púbico alvo são apicultores, produtores rurais, fornecedores de equipamentos, estudantes, professores, agentes financeiros e entidades públicas e privadas. A entrada é gratuita, e as inscrições podem ser feitas no local do evento.

O seminário é promovido por meio de uma parceria entre Codevaasf, Sebrae Minas, Emater e parceiros. A programação inclui palestras com foco na profissionalização do apicultor, técnicas para maximização da produção, e melhoria da gestão dos apiários. Também será apresentado o case de sucesso da Indicação Geográfica do Queijo Canastra, um exemplo a ser seguido para divulgação e valorização do mel de aroeira produzido na região da mata seca.

A consultora do Sebrae Minas Walkiria Monteiro, irá abordar os principais aspectos e a importância estratégica em atuar de forma cooperativa, e o fortalecimento da apicultura por meio da colaboração e cooperação entre os apicultores.

“Esse seminário é de grande importância para todos os apicultores e toda a cadeia produtiva de mel da região. Estamos trabalhando para o fortalecimento da marca “Mel das Gerais” junto a este processo de Indicação Geográfica do mel de aroeira no Norte de Minas”, enfatiza o analista do Sebrae Minas, Walmath Magalhães.

Atualmente a Cooperativa de Apicultores e Agricultores Familiares do Norte de Minas-COOPEMAPI, com sede em Bocaiuva, conta com cerca de 280 produtores de 25 municípios da região. Com a industrialização e beneficiamento do mel no Entreposto instalado na comunidade de Taboquinha, o setor movimenta cerca R$750 mil por ano. Bocaiuva é o terceiro maior produtor de mel do Estado, com uma produção de 800 toneladas anuais.

Serviço

15º Seminário de Apicultura do Norte de Minas – “Indicação Geográfica do Mel de Aroeira”

Data: 18/10

Local: OAB Eventos – Rua Dr. Walter Ferreira Barreto, 154, no Bairro Ibituruna,

Horário: 8h às 18h