Vaga no Bolso

Inicio » Mais Seções » Ciência » Carro da UFMG vence competição brasileira de eficiência energética

Carro da UFMG vence competição brasileira de eficiência energética

Carro da UFMG vence competição brasileira de eficiência energética

Estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) conquistaram o primeiro lugar na Shell Eco-Marathon Brasil, uma competição de fomento à pesquisa energética que desafia estudantes a projetar e construir protótipos que percorram a maior distância com a menor quantidade de energia. 

Carro da UFMG vence competição brasileira de eficiência energética
Carro da UFMG vence competição brasileira de eficiência energética

 

A competição foi na quinta-feira (11), no Centro de Convenções Riocentro, no Rio de Janeiro. A equipe Milhagem UFMG venceu na categoria bateria, com a marca de 266,5 quilômetros por quilowatt hora. Como prêmio, o grupo recebeu R$ 20 mil em passagens para participar da próxima etapa da competição, que vai ser realizada em abril de 2019, na Califórnia, Estados Unidos.

O carro usado na competição é elétrico e foi projetado e construído pelos alunos da universidade e para o próximo ano, o desafio é ainda maior. “Nós vamos fazer ajustes para melhorar a marca. Tentar trabalhar a redução do peso e melhorar a aerodinâmica para tornar o veículo mais eficiente”, explica o professor Fabrício Pujatti.

Ainda segundo o professor, para se ter uma comparação sobre a performance e economia desse protótipo, ele é capaz de percorrer 700 km com o equivalente a R$ 1,00 pago na conta de luz residencial.

A equipe Milhagem UFMG surgiu em 2005 com o propósito de construir protótipos aerodinâmicos e leves capazes de alcançar consumos reduzidos de combustível por quilometragem. Coordenado pelo professor Fabrício Pujatti, o grupo conta hoje com 27 alunos de graduação em engenharias elétrica, controle e automação, mecânica e produção. A equipe subiu ao pódio em todas as três edições da Shell Eco-Marathon Brasil: foi segundo lugar em 2016, na categoria gasolina, e terceiro lugar em 2017, na categoria bateria elétrica.

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.O espaço de comentários em nossos artigos é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *