FENICS 2019 - ACI

Inicio » Nacional » Agronegócio » Parceria entre Anater e Asbraer possibilita qualificação de extensionistas

Parceria entre Anater e Asbraer possibilita qualificação de extensionistas

Parceria entre Anater e Asbraer possibilita qualificação de extensionistas

Acordo de cooperação técnica entre as duas instituições está possibilitando a capacitação de agentes e gestores ligados às entidades públicas prestadoras de assistência técnica e extensão rural de todas as regiões do país.

Parceria entre Anater e Asbraer possibilita qualificação de extensionistas
Parceria entre Anater e Asbraer possibilita qualificação de extensionistas

 

A Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) está realizando uma série de cursos de qualificação para extensionistas de todas as regiões do país. Os cursos são resultado de um acordo de cooperação técnica com a Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), que está possibilitando a capacitação dos agentes e gestores ligados às entidades públicas, associadas da Asbraer.

De acordo com o presidente da Anater, Valmisoney Moreira Jardim, pelo menos 30% dos mais de 11,6 mil técnicos passarão pelo curso somente neste ano. “Essa é uma demanda identificada pela Asbraer e converge com a proposta da Anater, cujo desafio maior é reestruturar a extensão rural no país. E, sem dúvida, qualificar o extensionista faz parte da estratégia para vencer esse desafio”.

O presidente da Anater ressalta que a política pública chega ao produtor rural muito mais encorpada quando associada à assistência técnica, e de fato atinge seu objetivo, promovendo o desenvolvimento no campo e trazendo resultados positivos à sociedade. “O mundo está sempre em transformação e é importante que mesmo prestando um excelente trabalho há 20-30 anos, o extensionista tenha oportunidade de se atualizar em relação às novas tecnologias, às novas possibilidades de mercado, à percepção do consumidor em relação a determinado produto. Até porque o consumidor está cada vez mais consciente e não quer mais o produto pelo produto, mas também leva em consideração a forma como é produzido, as questões ambientais, sociais e culturais. Então, a Anater acredita que para prestar, de fato, uma assistência técnica de qualidade, é necessário atualizar e qualificar continuamente os profissionais”, avalia.

Acordo de cooperação

Os cursos, realizados pela Anater, são formatados conforme demanda regional, abordando os diversos temas, que vão das boas práticas e sistema de produção, passando pela elaboração de projetos, estratégias operacionais para aplicação do crédito rural, metodologias e sistema de gestão, prospecção de comercialização e inserção nos mercados institucionais, e executados com a contribuição das instituições parceiras que possuem expertise.

Para o presidente da Asbraer, Luiz Hessmann, nada é mais solidificador para as duas instituições do que essa parceria técnica. “É emblemático para nós, da Asbraer, termos esse acordo de cooperação técnica com a Anater. Digo isto porque todos sabemos da importância da capacitação e constante atualização dos nossos quadros de extensionistas. É com essa ferramenta que ampliamos a implantação de tecnologias, que geram inovações, que tornam a agricultura familiar cada dia mais produtiva e competitiva. Essa ferramenta, associada a outras, fortalecem o setor e levam para o mercado o que há de melhor em termos de alimentos para abastecer internamente a população brasileira. Além disso, estamos cada vez mais produzindo de forma sustentável”.

A expectativa das duas instituições é de que a parceria tenha continuidade no próximo ano, de modo que todos os profissionais sejam qualificados.

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *