Vaga no Bolso
Inicio » Emprego » Dicas e Modelos para fazer a carta de apresentação do seu currículo

Dicas e Modelos para fazer a carta de apresentação do seu currículo

Dicas e Modelos para fazer a carta de presentação do seu currículo

Dicas e Modelos para fazer a carta de presentação do seu currículo

 

A busca por um emprego ou uma vaga de estágio é sempre um momento tenso, pois ficamos na dúvida em como nos apresentar na hora de enviar o e-mail para a candidatura. Para auxiliar nessa etapa da sua vida, separamos algumas dicas de como criar uma boa carta de apresentação do seu currículo. Além disso, você vai encontrar alguns modelos de carta para diferentes situações, como no seu primeiro emprego ou para um estágio. Confira!

Dicas de como criar uma carta de apresentação

Seja específico

Ao iniciar a carta, dirija-a à pessoa certa. Faça uma pesquisa para descobrir o nome e, caso, necessário, entre em contato com a empresa para tal tarefa. Isso demonstra interesse e pró-atividade. Além disso, coloque no topo da carta o assunto, esclarecendo seu objetivo.

Procure não usar palavras muito modestas

Palavras como “talvez”, “acho” e “eventualmente” devem ser evitadas. Isso porque, elas não mostram firmeza e deixam a carta com um ar muito modesto. Porém, também não se precipite com frases que mostram que você é a pessoal ideal para a empresa e que ela está perdendo uma grande chance em não te contratar.

Procure medir os termos e ir sempre pelo caminho do meio, sem demonstrar muito entusiasmo ou modéstia.

Explique seu interesse pela vaga

Escreva o que fez você decidir querer a vaga que a empresa está oferecendo; quais características mais te atraiu. Nesta parte, demonstre um pouco de entusiasmo, fale de suas experiências e do que almeja ao conquistar a vaga.

Se você é inexperiente para a oportunidade ou não tem a formação exigida, não é preciso mencionar. Aproveite para escrever sobre a sua facilidade em aprender de forma rápida, da sua pró-atividade e da curiosidade que existe em você que te leva a aprender sobre vários assuntos.

Personalize a carta

A carta deve começar com uma boa frase de abertura e finalizar com uma conclusão escrita por você mesmo. Evite expressões prontas ou clássicas. Aproveite esse momento para colocar sua personalidade na carta e criar algo único.

Se está concorrendo a mais de uma vaga de emprego, procure não utilizar o mesmo texto para todas. Além disso, não deixe que os recrutadores percebam que você utilizou textos genéricos para escrever a carta. Assim como um currículo não serve para qualquer vaga de emprego, uma carta de apresentação também não serve.

Seja sucinto

O recomendado é que a carta de recomendação não ultrapasse uma página. Para isso, é importante estruturar o texto para que ele tenha as seguintes informações:

  • escreva como você soube da vaga;
  • faça uma relação de suas habilidades e como elas se encaixam no perfil da vaga;
  • finalize com um agradecimento e deixe suas formas de contato (telefone e e-mail).

Além disso, evite repetir informações do seu currículo na carta. Coloque apenas suas competências, projetos especiais e realizações.

Revise a carta

Por último, mas não menos importante: revise. É comum que, na hora de escrever, algumas palavras sejam escritas de forma errada. Copie e cole seu texto em um software de edição, a maioria deles conta com um corretor ortográfico. Se puder, peça para um amigo seu revisar, assim, erros que passaram despercebidos podem ser identificados.

Cartas com erros de português podem prejudicar você na hora em que a empresa estiver escolhendo os candidatos. Então, sempre revise antes de enviar!

Agora que vimos algumas dicas para escrever uma boa carta de apresentação, vamos conhecer alguns modelos para te auxiliar na hora de criar a sua carta.

Modelos de carta de apresentação para diversas oportunidades

Para pessoas sem experiência

Prezado Senhor Henrique Santos,

Finalizei, recentemente, minha graduação em _________, na Universidade de _________. Em busca de um lugar para desenvolver e aprofundar minhas habilidades aprendidas no curso em que me formei, encontrei sua empresa.

Gostaria de que, em uma entrevista pessoal, pudéssemos conversar sobre informações que são de mútuo interesse.

Agradeço por sua atenção e espero que possamos marcar uma reunião para discutir sobre os interesses em comum.

Atenciosamente,

Maria de Souza

(99) 999 999 999

[email protected]

Para pessoas que queiram um estágio

Prezado Senhor Henrique Santos,

Sou formado em _________ e tenho mestrado em ________. No final deste ano finalizarei meu doutorado. Então, gostaria de apresentar minha candidatura para a vaga de estágio que a sua empresa disponibilizou.

Durante minha história acadêmica, aprendi a utilizar algumas linguagens de programação, como Python, PHP, Java e JavaScript. Considero-me um profissional com facilidade em aprender e sou pró-ativo. Além disso, costumo ser bem organizado, observador e gosto de trabalhar em equipe.

Durante o mestrado, estagiei no _________. Nessa empresa desempenhei a função de ________. Aprendi sobre ________ e entre as habilidades que desenvolvi estão ________. Acredito que desempenharei um bom trabalho durante o estágio e que desenvolverei minhas capacidades, aprendendo com entusiasmo.

Atenciosamente,

Marcos de Souza

(99) 999 999 999

[email protected]

Para candidatos com experiência

Prezado Senhor Henrique Santos,

De acordo com os requisitos dispostos no anúncio ________, venho por meio desta carta candidatar-me para a vaga de professor de Física.

Em anexo, segue meu currículo com meu histórico educacional e profissional detalhados. Estou feliz pela possibilidade de compor o quadro de professores da sua escola. Esta que admiro pela qualidade do ensino e pela forma que trata seus alunos.

Gostaria de que, em uma entrevista pessoal, pudesse prestar outras informações de seu interesse e aprofundar as razões da minha candidatura.

Agradeço pelo seu tempo disponibilizado para a leitura desta carta e pela oportunidade.

Atenciosamente,

Marcos de Souza

(99) 999 999 999

[email protected]

Ao seguir as dicas e se inspirar nos modelos de carta de apresentação, ficará mais fácil de ser o escolhido nas próximas candidaturas. Não esqueça que o que estiver na carta e no currículo vão compor as primeiras impressões que o recrutador terá de você. Por isso, dedique tempo suficiente para passar a sua personalidade para a carta e deixar bem claro tudo o que pode oferecer por meio do seu currículo.

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.O espaço de comentários em nossos artigos é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *