Últimas Notícias

Coluna da Núbia Istela – Liberdade! Qual é o preço da sua?

Coluna da Núbia Istela – Liberdade! Qual é o preço da sua?

Quantas vezes você deixou de concretizar um sonho por está preso a um dogma ou a alguém?

Atravessamos anos lutando pela nossa liberdade. Negros em busca da tão sonhada alforria. Mulheres brigaram pelo direito à própria vida. Qual é o preço da sua liberdade?

Liberdade é o direito de agir conforme o livre arbítrio, desde que não fira os direitos de outra pessoa.

O gozo dessa liberdade que temos hoje, sobretudo nós mulheres, custaram a vida de muitas outras num passado não tão distante. E hoje muitas de nós ainda mantém suas liberdades cativas por um preço que certamente não se perguntaram se vale a pena.

Qual é o tamanho da sua vontade? Qual seria o caminho que sua vida tomaria agora se ela pudesse seguir qualquer direção? Já se perguntou isso hoje?

A liberdade é um sonho de todos nós. Eu sempre quis ser livre das amarras sociais, sobretudo delas. Porque não importa os meus acertos, sempre me cobrarão mais.  E, no entanto, o que eu queria eu não tinha. Eu fui criada e educada para ser a esposa, dona de casa perfeita e religiosa (não que isso seja ruim, se é o que a pessoa quer), porém não me perguntaram se era o que eu queria. Tinha regras e um padrão a seguir, e a última coisa que eu desejava era ser rotulada dessa forma, não me via assim. Eu queria o mundo, ele era tão grande, tão bonito, que me parecia pouco estar presa a um laço que não fosse tanto quanto a minha vontade de seguir o caminho que estou percorrendo hoje. A imensidão dos meus desejos pelas histórias que acontecem por aí flui em minhas veias e exala por todos os meus poros, eles são maiores do que eu. Agora imaginem toda essa ebulição presa em um espaço de tal maneira pequeno que mal me cabia, quanto mais dois, e o outro tentando de toda forma sufocar quem eu sou de fato. Não era para mim. Não se contente em ser o que não é. Isso não dá certo. Com o tempo tudo parece chato e desilusão. Brinque com o que há de melhor em você e flua.

Tenho a sensação que é cultural pessoas quererem manter outras pessoas cativas, a mercê de suas vontades. A partir do momento em que assumimos as regras da nossa lida, tudo muda, somos olhados de forma diferente, mas e daí? Quem liga? A vida se torna muito menos complicada quando nos colocamos na posição de protagonistas da nossa própria trajetória.

A liberdade nos custou muito para a vendermos por um preço simbólico, por qualquer coisa ou pessoa. Quem sabe o que é bom para você é só você. E se nunca tentar, nunca conhecerá o que há além das vendas que colocaram em seus olhos. Se não tentar nunca tocará os grandes sonhos. E eles são lindos.

Depois que chutamos o pau da barraca, tudo flui, os aromas e sabores ganham formas e odores diferentes. O bom da vida é fazer acontecer, e escolher o que quiser ser é fundamental para a engrenagem do seu destino funcionar bem.  Ouça o que eu digo nesse parágrafo: Ninguém lhe conhece tão bem quanto você mesma. E tudo o que quiser é possível, porque o mais caro já foi conquistado: a sua liberdade.

Eu fico por aqui, mas lembre-se, sempre quiser pode me chamar:

Instagram:@nubiaistela

Twiter: @nubiaistela

E-mail: [email protected]

Facebook: Núbia Istela

YouTube: Núbia Istela

 

 

Núbia Istela
Núbia Istela