Vaga no Bolso
Inicio » Norte de Minas » Seminário em Janaúba discute as potencialidades da energia fotovoltaica na região

Seminário em Janaúba discute as potencialidades da energia fotovoltaica na região

Seminário em Janaúba discute as potencialidades da energia fotovoltaica na região

As potencialidades da energia fotovoltaica na região vão nortear as discussões de um seminário que acontece no dia 07 de novembro, em Janaúba, no Norte de Minas Gerais.

Seminário em Janaúba discute as potencialidades da energia fotovoltaica na região
Seminário em Janaúba discute as potencialidades da energia fotovoltaica na região

A expectativa da organização é de que cerca de 600 pessoas, entre fornecedores, produtores rurais e comunidade, participem das atividades. Walace Almeida Filho, vice-presidente do Conselho de desenvolvimento Econômico (CODEM), afirma que as discussões a respeito dessa nova possibilidade de geração de energia por meio da luz solar é válida na medida em que se considera o crescimento de adesão ao sistema no Norte de Minas.

“A ideia é informar a população a respeito dos acontecimentos em Janaúba no setor de energia limpa, face aos investimentos públicos e privados da região. Ainda de forma específica, mostrar as oportunidades para o público consumidor e as oportunidades para o público de investidores, uma vez que os aportes que já estão sendo feitos terão a condição de mudar a matriz econômica local, no que vai transbordar para todos os setores da economia, e também dar visibilidade aos investidores do setor de geração de energia”, comenta Walace.

O seminário será dividido em duas etapas; pela manhã serão pautadas as noções básicas da atividade, momento no qual os produtores rurais, pequenos empresários e profissionais autônomos que envolvem a cadeia econômica podem tirar dúvidas, projetar vantagens e possíveis desvantagens da implantação do sistema. Já no período da tarde, será ministrado um workshop que apresenta as questões financeiras para investidores e parceiros do empreendimento.

O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas pela internet.

Realidade local

Walace Almeida destaca que a adesão ao sistema fotovoltaico é crescente. De acordo com ele, grande parte das propriedades rurais do município tem firmado compromissos com o projeto.

“Vários produtores já firmaram contrato de arrendamento ou sessão de direito de uso de superfície e também já iniciaram negociações com investidores nacionais e estrangeiros. Essa geração de energia possibilita ainda a geração de tributos para a prefeitura municipal. Nesse sentido, pode arrecadar em média R$ 50 mil por cada MW gerado dentro do município. Quando o sistema total for instalado no município, o potencial de geração deve passar para cerca de 1,4 GW”, explica o vice-presidente.

O Seminário de Energia fotovoltaica acontece no dia 07 de novembro, entre as 08 e 17h, no Tatersal do Sindicato Rural de Janaúba.  Para mais informações ligue no telefone (38) 38211028.

Confira a programação completa:

8h – Credenciamento
8h30 – Abertura – Falas

Primeiro ciclo de palestas: Por quais razões Janaúba é o melhor lugar para se investir em Energia Solar
9h – Palestra: Energia Solar, Conceitos e Informações Básicas – Geração Distribuída – Ministrantes: Hugo Zanochi e Rizzia Costa Souza.
9h50 – Palestra: O Panorama dos Acontecimentos em Janaúba (apresentação de um painel com o cenário atual) – Ministrante: Uilton Roberto Rocha
11h30 – Palestra: Forças e Fraquezas, Oportunidades e Ameaças – Palestrantes: Jadilson Borges e Walter Abreu
12h30 – Intervalo para almoço

Segundo ciclo de palestas: Como ganhar dinheiro com Energia Solar Fotovoltaica

14h -Palestra: Estudo de casos análise econômica do negócio, investimento, retorno e viabilidade – Palestrante Aloysio Vieira
15h20 – Palestra: A engenharia do proprietário – O que você precisa saber para produzir sua energia – Ministrante Dênio Cassini
16h20 – Exposição de linhas de créditos, prazos e taxas (Participação de bancos)
17h – Encerramento

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.O espaço de comentários em nossos artigos é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *