Últimas Notícias

Coluna da Jerusia Arruda – ENEM 2018

Coluna da Jerusia Arruda – ENEM 2018

ENEM 2018

As provas do Enem 2018, aplicadas no último domingo, tiveram o menor índice de abstenção desde 2009. Segundo o Ministério da Educação, dos 5,5 milhões de inscritos, 4.139.000 compareceram. Na primeira etapa foram aplicadas as provas de linguagem, ciências humanas e redação. As questões abordaram temas como Declaração Universal dos Direitos Humanos, racismo, ditadura militar e violência contra a mulher. O tema da redação foi “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. O exame segue no próximo domingo, quando os estudantes farão provas de ciências da natureza e matemática.

TRANSIÇÃO DO GOVERNO

O presidente eleito Jair Bolsonaro divulgou numa edição extra do Diário Oficial, nesta segunda-feira (05), 27 nomes que irão compor a equipe de transição. Entre os nomes estão o do general da reserva Augusto Heleno Ribeiro Pereira, que assumirá o Ministério da Defesa, e o do astronauta Marcos Pontes, que responderá pelo Ministério de Ciência e Tecnologia. O advogado Gustavo Bebianno, que estava interinamente como presidente do PSL e um dos principais coordenadores de campanha de Bolsonaro, é outro nome que aparece na lista de nomeados. A equipe pode chegar, ao todo, a 50 pessoas. 

MUITO TRABALHO

O ministro extraordinário Onyx Lorenzoni disse que será preciso “baixar a cabeça e trabalhar muito fortemente para que num espaço muito curto de tempo possamos colocar nossos conceitos para o novo governo”.

PEDIDO DE LIBERDADE

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou com um novo pedido de liberdade no Supremo Tribunal Federal (STF), argumentando que a ida do juiz Sergio Moro para o governo do presidente eleito Jair Bolsonaro demonstra parcialidade do magistrado e também que ele agiu “politicamente”. Os advogados de Lula querem que seja reconhecida a suspeição de Moro para julgar processos contra o ex-presidente e que sejam considerados nulos todos os atos processuais que resultaram na condenação no caso do tríplex do Guarujá (SP).

GRUPOS DE TRABALHO

A equipe de transição realizou a primeira reunião na tarde desta segunda-feira, sob o comando do ministro extraordinário Onyx Lorenzoni, e anunciou a criação dos primeiros dez grupos de trabalho.  Segundo Lorenzoni, a divisão foi feita por eixos temáticos que incluem temas econômicos, políticos e sociais. São eles: desenvolvimento regional, ciência, tecnologia, inovação e comunicação, modernização do estado, economia e comércio exterior; cultura e esportes; justiça, segurança e combate à corrupção; defesa; infraestrutura; produção sustentável, agricultura e meio ambiente; saúde e assistência social.

 

 

Jerusia Arruda
Jerusia Arruda