Últimas Notícias

Santa Casa de Montes Claros realiza II Mutirão Novembro Azul

Santa Casa de Montes Claros realiza II Mutirão Novembro Azul

A Santa Casa de Montes Claros promove no próximo dia 23, a segunda edição do “Mutirão Novembro Azul”.  Além disso, dentro da programação desenvolvida pelo hospital, será realizado no dia 24 um campeonato de futebol.

Barbearia Dom Barbone oferece, voluntariamente, serviços de barba e corte de cabelo aos colaboradores da Santa Casa de Montes Claros
Barbearia Dom Barbone oferece, voluntariamente, serviços de barba e corte de cabelo aos colaboradores da Santa Casa de Montes Claros

 

Durante a competição serão praticadas ações de prevenção e conscientização sobre o câncer de próstata. Finalizando a edição deste ano, em parceria com as clínicas Radialis e Oncocenter, a Instituição promoverá o III Simpósio Norte-Mineiro de Uro-Oncologia. Já na data de ontem e hoje, com a cooperação do Grupo de Trabalho Humanizado (GTH) do hospital e da Barbearia Dom Barbone, foi proporcionado uma tarde de cuidados e bem-estar com a saúde do homem. A iniciativa foi destinada aos colaboradores da Santa Casa. A ação da Barbearia foi oferecida de forma voluntária.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), o câncer de próstata está entre os mais incidentes no mundo, chegando a atingir aproximadamente um milhão e cem mil habitantes (1,1 milhão).  Outro dado que o INCA aponta é em relação a quantidade de casos a cada ano,  cerca de 68 mil novos casos para o biênio 2018-2019. Esses valores correspondem a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens.

O Superintendente Maurício Sérgio Sousa e Silva, afirma que a Santa Casa de Montes Claros como hospital referência em oncologia, dispõe de toda tecnologia e profissionais capacitados para atuar na prevenção e no tratamento, visando alcançar o maior número de pessoas, trabalhando para a cura e melhoria da qualidade de vida. “Todos os anos realizamos ações de prevenção ao câncer de próstata,  que é o de maior prevalência entre a população masculina, conscientizando e informando os homens sobre a importância da realização dos exames”, diz.

Alerta

Como inicialmente não há sintomas, os urologistas orientam que todos os homens a partir dos 50 anos sejam avaliados anualmente através do toque retal e de dosagens sanguíneas de PSA, para o diagnóstico da doença. Os que apresentam histórico de câncer de próstata na família e os da raça negra devem iniciar essa avaliação aos 45 anos, devido ao maior risco associado. Segundo o INCA, a enfermidade, na maioria dos casos, cresce de forma lenta e não chega a dar sinais. Em outros casos, pode crescer rapidamente, se espalhar para outros órgãos e causar a morte.

Durante a primeira edição do Mutirão Novembro Azul da Santa Casa, realizado em 2017, foram atendidos 96 pacientes. Seis deles foram considerados casos suspeitos e atualmente 3 estão em tratamento oncológico no hospital.  Este ano, o mutirão será realizado no ambulatório de oncologia SUS (Rua Irmã Beata, ao lado do Pronto Socorro). O atendimento será através de senha, distribuída por ordem de chegada a partir das 8h, e contará com consultas e exames.