Semana Global do Empreendedorismo - CLIQUE AQUI

Últimas Notícias
Turbo Pesquisa - CLIQUE AQUI PARA MIAS INFORMAÇÕES
Inicio » Emprego » Evento em Montes Claros vai cadastrar pessoas com deficiência para vagas no mercado de trabalho

Evento em Montes Claros vai cadastrar pessoas com deficiência para vagas no mercado de trabalho

Evento em Montes Claros vai cadastrar pessoas com deficiência para vagas no mercado de trabalho

Montes Claros recebe nesta terça-feira (27) o evento “Dia D” de inclusão para pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Durante todo o dia, serão realizados cadastros para vagas de emprego de trabalhadores e reabilitados do INSS, que buscam recolocação profissional ou um novo emprego. Mais de 100 vagas serão ofertadas pelas empresas da cidade.

Evento em Montes Claros vai cadastrar pessoas com deficiência para vagas no mercado de trabalho
Evento em Montes Claros vai cadastrar pessoas com deficiência para vagas no mercado de trabalho

A ação será feita em 17 polos do estado, com realização da Secretaria de Estado e Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) e Superintendência Regional de Trabalho e Emprego. O preenchimento de vagas para pessoas com deficiência ou reabilitados está previsto na Lei Federal 8.213/91, que estabelece de 2% a 5% do quadro de funcionários destinado a este público. As empresas devem seguir a proporção: 2% para 200 funcionários, 3% para 201 a 500, 4% para 501 a 1000 e 5% de 1001 para cima.

Todas as vagas serão disponibilizadas no sistema e os candidatos passarão por uma triagem. O interessado deve comparecer ao terminal rodoviário de Montes Claros a partir das 8h, onde o poderá concorrer em até três vagas. No local será montada uma estrutura para uma pré-triagem e direcionamento do concorrente à vaga de trabalho. Os interessados precisam ter em mãos a carteira de trabalho, carteira de identidade e CPF.

Vagas de trabalho

Segundo a coordenadora da Unidade de Atendimento Integrado (UAI), Isa Dias, essa é a segunda etapa do evento, e o intuito é criar estratégias com as empresas para adequação à lei. “O objetivo é de conscientizar as empresas para lembrar sobre o tema que é a inclusão da pessoa com deficiência no mercado. Esse ano fizemos em duas etapas. A primeira, no dia 13, foi voltada para as empresas, que foi realizada para discutir estratégias e criar sensibilização sobre a necessidade de cumprimento da lei”, conta.

Para Isa Dias, o número de pessoas que poderiam ser beneficiadas se houvesse a aplicação correta da lei seria grande. “Hoje, o número é significante. Se tivesse o cumprimento da lei, teria aproximadamente 1.023 pessoas. Mais de 40 empresas foram notificadas. A participação das empresas este ano foi mais efetiva e os representantes compareceram ao seminário”, completa a coordenadora.

Além do cadastramento, será ofertado no Dia D serviços de aferição de pressão, teste de glicemia, elaboração de currículo, cadastramento de cursos do Senai e atualização da gratuidade do transporte coletivo.

Aviso

  • • Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.
  • • Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *