Últimas Notícias

4 maiores benefícios que um empresário pode oferecer aos seus funcionários

4 maiores benefícios que um empresário pode oferecer aos seus funcionários

Não é segredo que funcionários motivados trabalham muito mais e entregam melhores resultados. Benefícios fixos complementares ao salário mensal são diferenciais. Ou seja: muitas vezes o colaborador não se importa de ganhar um salário menor se tiver benefícios que o permitam viver com dignidade. O plano de saúde empresarial está entre eles.

4 maiores benefícios que um empresário pode oferecer aos seus funcionários

 

Benefícios obrigatórios

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e os acordos e convenções coletivas obrigam o patrão a pagar alguns benefícios aos empregados. O vale-transporte é um dos exemplos.

De acordo com a lei, o funcionário não pode gastar mais do 6% do salário para se locomover até o local de trabalho. Por isso, as empresas fornecem o vale-transporte e em alguns casos complementam trajetos com veículos próprios da organização.

A CLT obriga também a conceder férias a cada doze meses. Esse período pode ser fatiado em três em negociação direta com o patrão. No aniversário de empresa o funcionário recebe os dias de folga e o salário integral acrescido de 1/3 sobre o salário mensal.

A CLT prevê ainda o pagamento do 13º salário, que é pago em duas parcelas (em novembro e dezembro), e do recolhimento de 8% sobre o salário bruto do empregado em uma conta do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Este fica retido com o governo e pode ser utilizado no financiamento da casa própria, em caso de doenças como o Câncer e sacado na demissão sem justa causa ou aposentadoria.

Por fim, funcionários que trabalham no horário compreendido entre 22h e 5h recebem o adicional noturno – cujo valor é definido em convenções coletivas nos sindicatos de cada categoria.

Benefícios opcionais

Na prática o trabalhador só utiliza mensalmente o vale-transporte. Ou seja, os demais gastos saem de seu salário líquido. Por isso é interessante as empresas pagarem benefícios extras aos seus colaboradores. Abaixo listamos os quatro maiores benefícios opcionais que podem fidelizar seus funcionários.

Horas Extras

Embora a CLT determine o pagamento de horas extras – limitadas a 44 horas semanais para jornadas de até 8 horas de trabalho – muitas empresas utilizam o sistema de banco de horas com compensações.

O ideal é sempre mostrar ao colaborador que há diálogo na empresa. Alguns funcionários podem preferir compensar essas horas trabalhadas com dias de folga ou entrando mais tarde. Outros, no entanto, podem preferir o pagamento em dinheiro.

Vale lembrar que a legislação determina que só podem ser feitas duas horas extras diariamente e elas devem ser pagas com um adicional de 50% sobre o valor da hora normal. Além disso, o empregado precisa ter um descanso de no mínimo 11 horas entre a saída e o retorno ao trabalho.

Vale-alimentação

Existe uma grande diferença para o empregado entre o vale-refeição e o vale-alimentação. E deixar ele escolher entre um e outro é uma ótima opção. Enquanto o primeiro só pode ser utilizado para refeições em restaurantes e padarias, por exemplo, o segundo é utilizado principalmente em supermercados para as compras do mês. Um alívio no bolso do empregado que não precisa tirar do salário.

Convênios com universidades

Permitir aos seus funcionários se aperfeiçoarem em suas áreas de atuação é um ganho duplo. A empresa pode usufruir dos conhecimentos e fideliza o empregado por mais tempo na organização. Para não perder o benefício a tendência é o colaborador permanecer o tempo do curso (curta, média e longa duração) trabalhando na empresa.

Plano de Saúde

Um funcionário com a saúde em dia rende muito mais no trabalho. Para o Ministério da Saúde os patrões são responsáveis pela saúde de seus empregados. Então, muitas empresas optam por oferecer o plano de saúde empresarial.

Tipos de Plano de Saúde Empresarial

Existem vários tipos de planos de saúde que podem ser oferecidos. O integral, por exemplo, é dado sem cobrança extra. O colaborador pode fazer consultas, exames e internações sem surpresas em sua folha de pagamento. Um valor pré-fixado é descontado mensalmente de seu salário e ele pode estender a seus dependentes.

O plano de saúde coparticipativo é descontado um valor mais baixo que o integral e dependendo do que for utilizado, por exemplo exames, essa quantia aumenta. Também pode ser utilizado por dependentes.

O seguro saúde permite que o colaborador escolha outros profissionais de saúde e obtenha o reembolso do valor posteriormente. A vantagem é não ficar atrelado apenas aos profissionais do plano de saúde.

O plano odontológico é exclusivo para atendimentos com dentistas e é descontado mensalmente na folha de pagamento.