Últimas Notícias

Coluna da Jerusia Arruda – Mulher Exemplar

Coluna da Jerusia Arruda – Mulher Exemplar

MULHER EXEMPLAR

A indígena roraimense Joenia Wapichana foi uma das vencedoras do Prêmio das Nações Unidas de Direitos Humanos de 2018. Primeira indígena a se formar em Direito e exercer a profissão no Brasil, a advogada e mestre pela Universidade do Arizona, nos EUA, também foi primeira mulher indígena a ser eleita deputada federal. O prêmio, entregue nesta terça-feira (18), na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, é concedido a pessoas e organizações por suas conquistas em direitos humanos. Os outros quatro vencedores são da Tanzânia, Paquistão e Irlanda. 

AUXÍLIO-MORADIA

Uma nova resolução do Conselho Nacional de Justiça prevê a manutenção do auxílio-moradia para magistrados. O valor máximo do auxílio-moradia não poderá exceder os atuais R$ 4.377,73. O valor só deverá ser pago a magistrados que mudem de cidade, sem residência própria no novo local de atuação, devendo ser destinado “exclusivamente” para ressarcimento de despesas, mediante comprovante.

MAIS MÉDICOS

O Ministério da Saúde informou que 5.935 (cerca de 70,5%) dos 8.411 inscritos na seleção do programa Mais Médicos já haviam comparecido nos locais de trabalho na segunda-feira (17). Os 2.476 (cerca de 30%) profissionais que ainda não haviam se apresentado tinham até terça-feira (18) para procurar os gestores do programa nos municípios escolhidos.

ENSINO SUPERIOR

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou nesta terça-feira (18) que 278 instituições de ensino superior no Brasil tiveram desempenho inferior às demais instituições avaliadas em 2017. De acordo com a autarquia do Ministério da Educação (MEC), 13,5% das instituições de ensino no Brasil tiveram um Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) 1 ou 2 em uma escala que vai de 1 a 5.

ENSINO IRREGULAR

Ainda nesta terça-feira, o Ministério da Educação (MEC) também anunciou que planeja fazer 200 visitas especiais a instituições de ensino superior para avaliar a qualidade dos cursos ofertados e das próprias instituições. As inspeções devem ocorrer em 2019 devido a denúncias de irregularidades nesses locais recebidas pelo MEC.

MINISTRA DE DIREITOS HUMANOS

Em entrevista ao UOL, a futura ministra de Mulheres, Família e Direitos Humanos, Damares Alez, relatou de forma emocionada a série de estupros que sofreu de um pastor quando era criança. A pastora revelou que foi estuprada por dois pastores da igreja que ela e a família frequentavam. Aos 10, ela pensou em se matar e conta que subiu em uma goiabeira com veneno de rato dentro de um saquinho plástico. A explicação do que a fez desistir foi “ter visto Jesus”.

 

 

Jerusia Arruda
Jerusia Arruda