Inicio » Mais Seções » Saúde » A melancia é uma fruta totalmente refrescante e deliciosa, e faz parte do cardápio de muitos adeptos a uma dieta saudável

A melancia é uma fruta totalmente refrescante e deliciosa, e faz parte do cardápio de muitos adeptos a uma dieta saudável

A melancia é uma fruta totalmente refrescante e deliciosa, e faz parte do cardápio de muitos adeptos a uma dieta saudável

Por ser uma fruta com grande quantidade de água, além de deliciosa, a melancia é um hidratante para o organismo. Além de ajudar na hidratação do corpo, a sensação de saciedade que a fruta oferece. O mamão também e um ótimo aliado. 

A melancia é uma fruta totalmente refrescante e deliciosa, e faz parte do cardápio de muitos adeptos a uma dieta saudável

 

E além disso, a fruta é rica em outras diversas propriedades nutricionais benéficas para saúde.

Para que serve então a melancia e quais suas formas populares de consumo?

Além de sucos e vitaminas, a poupa da melancia in natura é bastante consumida. Mas além da poupa, muitos lugares consomem a casca e também as sementes dessa fruta refrescante.

Com a casca, é possível fazer conservas. E a sementes assadas da melancia são bastante consumidas por povos do Oriente Médio.

Já os indianos utilizam a semente da melancia para algo mais interessante: eles costumam preparar pães com a farinha da semente da fruta.

Propriedades nutricionais benéficas da melancia

Ela é uma boa fonte de vitamina C, além de apresentar quantidades excelentes de carotenoides (tais como o betacaroteno, e o licopeno), vitaminas do complexo B, ácido biotina, pantotênico, cálcio, ácido fólico, também magnésio, fósforo, potássio, aminoácido citrulina, cobre. Na melancia também está presente um fitonutriente importante, o cucurbitacina E. E as sementes da fruta contém excelentes quantidades de lipídeos.

Os benefícios da melancia com base nessas propriedades:

  • A melancia é excelente para saúde renal

Ingerir melancia irá aumentar o fluxo urinária. Por isso a melancia é vista como um diurético natural. E os rins não são forçados para isso. Quanto mais o corpo elimina urina, melhor é para os rins e resto do organismo, uma vez que diversas bactérias ruins são expelidas na decorrência de micção frequente.

O potássio que está presente na melancia ajuda também a estimular a limpeza renal.

  • A fruta ajuda emagrecer com saúde mantendo o corpo hidratado

Como já mencionamos, a melancia é rica em água (aproximadamente 90% de água presente na fruta), o que faz dela um alimento diurético que atua na retenção de líquidos.

Além disso, ela é pouco calórica, o que faz dela uma fruta ideal para sobremesas dietéticas.

  • A melancia é ótima para quem sofre de disfunção erétil

Segundo alguns especialistas, a melancia é tão eficaz quando o medicamento mais utilizado para o tratamento de disfunção erétil.

Isso porque a ingestão da melancia gera um gás chamado de óxido nítrico (citrulina transformada em uma substância chamada arginina) que atua na disfunção erétil. Esse gás é responsável pelo relaxamento da musculatura de vasos sanguíneos. E esse relaxamento dos vasos aumento o fluxo sanguíneo que segue para a ereção do pênis.

  • Melancia ajuda prevenir e controlar diabetes

Além disso de ser pouco calórica, ter uma baixa taxa glicêmica, a melancia contém citrulina, que é transformada em arginina dentro do organismo. Essa substância transformada é responsável por controlar a taxa de insulina no sangue.

  • A melancia é eficaz para a saúde dos olhos

A melancia é uma fonte ideal de betacaroteno, que no corpo se transforma na vitamina A. E a vitamina A é uma das principais quando o assunto é a saúde ocular.

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *