Inicio » Mais Seções » Entretenimento » Poker conquista o Brasil e Minas

Poker conquista o Brasil e Minas

Poker conquista o Brasil e Minas

Foto por PokerNews/Divulgação “João Simão, um dos principais atletas mineiros”                       Foto por PokerNews/Divulgação “João Simão, um dos principais atletas mineiros”

A prática do poker demanda altas doses de concentração, muita inteligência e uma série de habilidades comportamentais e intelectuais. Tudo isso fez com que esse esporte da mente conquistasse os brasileiros e se espalhasse pelo país.

Isso também aconteceu em Minas e atualmente a grande região do Estado conta com centenas de clubes de poker, inúmeros entusiastas amadores e um número formidável de grandes competidores profissionais.

Grandes competições com direito a atletas que atingem status de estrelas do esporte

A Brazilian Series of Poker (BSOP) é a maior série de competições do Brasil e conta com eventos por todo o país. Minas Gerais está entre os 10 Estados que mais sediaram etapas dessa competição, mas a importância da região para o poker vai muito além desse fato.

O Campeonato Mineiro de Poker é uma das competições com maior prestígio e renome do país. Ela passa por Belo Horizonte e outras 30 cidades da região e cada uma das suas oito etapas conta com prêmios que alcançam até 300 mil reais.

A premiação em outras competições estaduais costuma girar em torno dos 100 mil reais, um fato que mostra a posição de destaque em que se encontra a competição mineira em comparação a grande parte das outras.

Os atletas mineiros costumam conquistar posições de destaque em diversas modalidades e no poker não é diferente. Um dos rostos mais conhecidos na cena do poker da região é o do competidor profissional Fábio Issa.

Fábio costumava trabalhar em um jornal até 2008 quando foi apresentado ao poker por amigos próximos. Ele tomou gosto pelo esporte das cartas e pouco tempo depois participou da sua primeira competição oficial.

O atleta percebeu que tinha um grande potencial no poker ao conquistar de cara o primeiro lugar na competição. Isso foi motivação suficiente para que o mineiro se aprofundasse no esporte e além de se tornar campeão mineiro em 2014, hoje em dia ele também atua como presidente da Federação Mineira de Texas Hold’em (FMTH).

Curiosamente, o primeiro lugar naquela competição foi dividido com o atleta Marcelo Lanza, outra figura conhecida no cenário mineiro.

Lanza também já foi campeão mineiro de poker e é um dos ex-presidentes da FMTH. Além desses grandes feitos, o atleta também atua como técnico da seleção mineira de poker e apresenta o Pokercast, podcast totalmente dedicado ao esporte das cartas, em conjunto do pioneiro do setor Guilherme Kalil.

Minas também marca uma forte presença no poker online. Devido ao grande número de competidores, essa é uma das áreas mais disputadas do esporte e o fato da região contar com o belo-horizontino José Simão entre os seus é motivo de muito orgulho.

De acordo com dados do site de ranking PocketFives, que registra o desempenho de mais de 3 mil competidores nacionais, Simão se encontra em primeiro lugar. Já no ranking mundial, o mineiro está dentre os 20 melhores ao redor do globo e é o segundo melhor-sul americano.

O atleta começou sua carreira profissional em 2009 e atingiu seus maiores feitos em 2016. Na ocasião ele ficou com o primeiro lugar no ranking mundial online, fato que acabou conseguindo repetir mais três vezes (quatro no total).

Esses feitos fizeram com que Simão fosse colocado na elite do esporte e atualmente ele é amplamente resguardado como um dos principais atletas nacionais e o maior competidor online do país.

Além da sua participação em competições online e offline, o atleta também atua ativamente na profissionalização do ensino de poker no país.

Simão é um dos profissionais responsáveis pela Massari Poker School, um estabelecimento especializado em ensinar poker para entusiastas que queiram desenvolver suas habilidades no esporte.

A Massari Poker School oferece cursos para os mais diversos níveis e sua fama até mesmo chegou a atrair personalidades famosas. Uma das principais é o ator Bruno Gagliasso, que é fã do esporte e já participou de um dos cursos ministrados por Simão.

Seja através da modalidade online ou offline, todas essas personalidades de renome fazem com que Minas marque território no poker nacional. Apesar disso, a lista de atletas que poderiam ser mencionados é ainda maior e também é possível citar os competidores Alexandre Ferreira e Léo Bode como ainda mais exemplos da força mineira.

Foto por Sierra Poker Sports/Divulgação “Fachada do Sierra Poker Sports”                                    Foto por Sierra Poker Sports/Divulgação “Fachada do Sierra Poker Sports”

 

Diversos clubes recebem entusiastas de braços abertos

Não faltam locais para os fãs de poker mineiros praticarem o esporte das cartas em companhia de outros entusiastas. Existem inúmeros clubes na grande região de Minas, mas o destaque sem dúvidas é o já tradicional Sierra Poker Club.

Localizado na capital mineira, o clube fica no Lourdes, um bairro famoso pela sua alta gastronomia, ruas lindamente arborizadas e grandiosos edifícios que reúnem pessoas de todos os cantos da cidade para noites de happy hour com direito a muita diversão.

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.O espaço de comentários em nossos artigos é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido).



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *