Casa das Apostas Online Betway

Últimas Notícias

SAIBA MAIS AQUI - FAÇA CLICK

Inicio » Montes Claros » Montes Claros – 1º Circuito Gastronômico , pratos com ingredientes típicos do cerrado

Montes Claros – 1º Circuito Gastronômico , pratos com ingredientes típicos do cerrado

Montes Claros – 1º Circuito Gastronômico , pratos com ingredientes típicos do cerrado

Será promovido o 1º Circuito Gastronômico de Montes Claros, como parte da programação da 28ª Festa Nacional do Pequi, que será celebrada entre os dias 1 e 3 de fevereiro. O evento vai reunir bares e restaurantes que terão a oportunidade de servir pratos elaborados com ingredientes típicos do cerrado. O circuito terá quatro categorias: Entradas; Prato Principal; Sobremesas; e Bebidas. Cada participante deverá escolher, no ato da inscrição, as categorias desejadas.

Montes Claros - 1º Circuito Gastronômico , pratos com ingredientes típicos do cerrado
Montes Claros – 1º Circuito Gastronômico , pratos com ingredientes típicos do cerrado

 

 

Edilson Torquato, secretário de Desenvolvimento Econômico, salienta que o circuito gastronômico de Montes Claros é mais uma atração dentro das festividades da Festa do Pequi. “É uma forma do poder público desenvolver a gastronomia cultural e o setor turístico, incentivando os donos de bares, restaurantes e hotéis. E isso vai gerar um desenvolvimento econômico, através de uma cadeia de negócios. E, quanto mais engajados estiverem os proprietários, mais se desenvolve a nossa gastronomia. É um novo marco no desenvolvimento cultural e turístico de nossa cidade. É o envolvimento de todos os setores da sociedade, através do resgate e apropriação dos valores culturais e gastronômicos”, enfatiza.

De acordo com Júnia Rabelo, coordenadora de eventos da Secretaria de Cultura, o objetivo do circuito gastronômico é valorizar a gastronomia de Montes Claros. “Através do circuito, pretendemos identificar as pessoas que trabalham com a gastronomia do Norte de Minas e que valorizam os frutos do cerrado nos pratos do seu cardápio. Nós entendemos que o turismo e o desenvolvimento econômico só vêm através da unicidade. Cada região tem o seu jeito de viver e o jeito de fazer.

Aliando o turismo, a cultura e o desenvolvimento econômico em um único projeto, temos a possibilidade de lançar o circuito gastronômico para incentivar os restaurantes a se destacarem para promoverem a gastronomia local”, afirma.

Bernadete Guimarães, chef e consultora gastronômica, observa que o circuito é um grande passo para conseguir unir comunidade, comerciantes e o poder público na busca da valorização da gastronomia da região. “Um circuito como esse movimenta toda a cidade: culturalmente, gastronomicamente, mas, sobretudo, economicamente”, destaca. 

Cerrado – O edital do circuito prevê a obrigatoriedade de alguns ingredientes, tais como pequi, carne de sol, andu, manteiga de garrafa, farinha de mandioca, pimentas da região, queijos, castanhas e licores. Para bebidas, serão permitidos coquinho, umbu, murici, buriti, mangaba, jenipapo, cagaita e pitomba. O circuito gastronômico será realizado entre os dias 1 e 3 de fevereiro. Os interessados em participar ainda podem se inscrever até o dia 30 de janeiro, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, no prédio da Prefeitura. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2211-3300.

Aviso

  • • Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.
  • • Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *