Casa das Apostas Online Betway

Últimas Notícias
Curso - Fórmula da Eleição 2020
Inicio » Arruda » Coluna da Jerusia Arruda – Posse na Câmara Federal

Coluna da Jerusia Arruda – Posse na Câmara Federal

Coluna da Jerusia Arruda – Posse na Câmara Federal

Posse Na Câmara

Em sessão no Plenário Ulysses Guimarães, às 10 horas desta sexta-feira, tomam posse os 513 deputados eleitos para a 56ª legislatura da Câmara. O presidente Rodrigo Maia vai presidir a sessão, conforme Regimento Interno, que determina que o presidente da legislatura anterior, se reeleito, comande a sessão. No Plenário, os deputados responderão à chamada nominal e farão o juramento de “manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”.

CASA NOVA

A eleição de 2018 trouxe a maior renovação à Câmara desde a democratização: 47,37%, segundo cálculo da Secretaria-Geral da Mesa. Em números proporcionais, é a maior renovação desde a eleição da Assembleia Constituinte, em 1986.

POSSE NO SENADO

Também está marcada para esta sexta-feira, às 15h, a posse no Senado Federal. Os trabalhos serão presididos pelo senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), pois, de acordo com o Regimento Interno, é o único membro da Mesa do Senado da legislatura anterior que permanece com mandato. Caso o senador Alcolumbre não possa comparecer, o Regimento prevê que a posse será presidida pelo senador mais idoso, no caso, o senador José Maranhão (MDB-PB), que tem 85 anos.

SENADO RENOVADO

Serão empossados 81 senadores, sendo três de cada Unidade da Federação. Em 2018, foram eleitos dois deles. Das 54 cadeiras que estiveram em disputa, 46 serão ocupadas por novos nomes, uma renovação histórica, de mais de 85%.

COM QUE ROUPA

Segundo o Regimento Interno tanto da Câmara quanto do Senado, o traje indicado para os deputados e senadores é o passeio completo (calça, camisa, paletó e gravata). Para as mulheres, tailleur (blazer e saia) ou vestido e sapato social. Também serão aceitos trajes típicos regionais, desde que atendam às normas do decoro parlamentar. Não é permitido o uso de jeans, tênis ou chinelos.

ELEIÇÃO

Depois da posse dos novos senadores e deputados, haverá a segunda reunião preparatória, em que será eleito o novo presidente das duas Casas. O senador eleito presidente vai comandar a Casa por dois anos e também exercerá a função de presidente do Congresso.

ACORDO

Após reunião com procuradores na Procuradoria-Geral da República, em Brasília, o presidente da mineradora Vale, Fábio Schvartsman, afirmou que a empresa quer acelerar a realização de acordos extrajudiciais para a reparação de danos e indenização às vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho/MG. O presidente da mineradora disse que o valor dos acordos é vai ser aquilo que for necessário. “Quando for definida a extensão das vítimas o valor será decorrente disso”, afirmou.

BALANÇO

Essa quinta-feira marcou o último dia de trabalho da missão israelense em Minas Gerais. A equipe ajudou os bombeiros brasileiros a encontrar 35 corpos. Até o fim desta quinta-feira haviam sido identificados 57 dos 99 corpos resgatados.

 

Jerusia Arruda
Jerusia Arruda

Aviso

  • • Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.
  • • Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *