Últimas Notícias

Trechos da FCA recebem mais de 50 melhorias em 2018

Trechos da FCA recebem mais de 50 melhorias em 2018

A VLI, empresa controladora da Ferrovia Centro-Atlântica, entregou em 2018 seis passarelas, nove passagens de nível para pedestres em perímetro urbano, revitalizou 18 cruzamentos e padronizou mais de 30 cruzamentos em áreas rurais. As melhorias realizadas em municípios de Minas Gerais, São Paulo e Goiás garantem mais segurança para a travessia de pessoas e veículos.

Trechos da FCA recebem mais de 50 melhorias em 2018
Trechos da FCA recebem mais de 50 melhorias em 2018

 

No Centro-Oeste de Minas, em Itaúna, a parceria com a prefeitura garantiu a revitalização de 11 passagens de nível. Entre os trabalhos realizados estavam a pintura e sinalização horizontal dos cruzamentos. Na cidade vizinha, Divinópolis, quatro pontos também receberam canteiro central, sinalização nova e terão ainda lombadas. No Triângulo Mineiro, dois cruzamentos da FCA em Uberaba também ganharam melhorias após convênio com a prefeitura. No Bairro Boa Vista, nas ruas Espanha e Carlos Tasso, as passagens de nível tiveram troca de dormentes, nova sinalização vertical, pintura no solo e adição de lombadas e semáforo.

Já o interior de São Paulo conta com nove novas passagens de nível para pedestres dispostas em Ribeirão Preto (quatro), Mogi Guaçu (quatro) e Mogi Mirim (uma). Esse conjunto de recursos é uma forma de chamar a atenção de todos para pararem, olharem e escutarem antes de atravessar a linha. A revitalização dos cruzamentos e as passagens de nível exclusivas para pedestres foram executados em parceria com o poder público de cada localidade.

Em áreas rurais de Aguaí, Ribeirão Preto, Uberaba mais de 30 cruzamentos foram padronizados e a nova sinalização representa mais segurança para quem mora na região. Todas as melhorias foram validadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Passarelas

A VLI também entregou seis passarelas em cinco cidades de Minas Gerais, Goiás e São Paulo. As obras contribuem para melhorar a mobilidade urbana em pontos reconhecidos como importantes para o fluxo de pessoas.

Em Uberaba, a passarela entre os bairros Tita Rezende e o Residencial Estados Unidos teve a localização aprovada junto à prefeitura. O mesmo aconteceu no bairro Frimisa, em Santa Luzia, na Região Metropolitana. Em Goiás, a cidade de Luziânia recebeu duas passarelas e Ipameri ganhou uma passagem inferior no Vila Estrela. No interior paulista, Jaguariúna também ganhou um caminho seguro.

Após a conclusão das obras, as passarelas são repassadas pelo DNIT às prefeituras. Essas melhorias integram a resolução 4.131/2013 da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que definiu novos investimentos para regiões definidas pelo planejamento logístico nacional.

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar pela revista Você S/A pelos últimos quatro anos e a melhor do segmento de Serviços de Transporte pela Istoé Dinheiro em 2018, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.