Últimas Notícias

Norte de Minas – Ação contra a doença de chagas é realizada em Espinosa e São Francisco

Norte de Minas – Ação contra a doença de chagas é realizada em Espinosa e São Francisco

Norte de Minas – Será realizado no dia nove de março na praça da Meteorologia em Espinosa, e no dia 15 na praça do Centenário em São Francisco, a partir das 9h, a 1ª edição do projeto Educação em Saúde.

Norte de Minas - Ação contra a doença de chagas é realizada em Espinosa e São Francisco
Norte de Minas – Ação contra a doença de chagas é realizada em Espinosa e São Francisco

 

O objetivo da ação é informar a população sobre a chagas,  doença típica na região. O evento é promovido pelo São Paulo – Minas Gerais Tropical (SaMi – Trop).

De acordo com uma das organizadoras Ariela Mota, na ocasião os moradores terão a oportunidade de ver um barbeiro e de saber como identificá-lo.

“Na ocasião a população terá a chance de ver o parasito através do microscópio, e poderá também observar diferentes tipos e fases dos barbeiros, além de receberem dicas de prevenção, como fazer a identificação e como proceder após a localização do inseto”, explicou a organizadora.

Ainda de acordo com a organização, a equipe do evento será composta por profissionais da saúde e voluntários, onde os participantes poderão tirar suas dúvidas sobre a doença.

“O projeto é de suma importância pois o seu objetivo é sanar as dúvidas da população sobre as formas de transmissão, sintomas, diagnóstico e tratamento, consequentemente adontando mudanças de hábitos e cuidados com a própria saúde.

O SaMi-Trop foi criado numa parceria de cientistas de quatro universidades públicas brasileiras – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e Universidade de São Paulo (USP) – , que tem como propósito desenvolver e conduzir projetos de pesquisa em doenças infecciosas negligenciadas no Brasil, tendo como foco inicial a doença de chagas.

Outras atividades desenvolvidas

·      Espaço saúde: Aferição da pressão e medição da glicemia.

·      Espaço selfies: com plaquinhas divertidas para tirar fotos.

·      Espaço kids: Pula pula, piscina de bolinhas e pintura para as crianças.

·      Distribuição de cartilhas com material educativo para crianças e adolescentes.

·      Sorteios de brindes para o público em geral.