Últimas Notícias
POS ON-LINE PUC MINAS

Coluna da Jerusia Arruda – CPI Própria

Coluna da Jerusia Arruda – CPI Própria

CPI PRÓPRIA

O Senado Federal decidiu pela abertura de uma CPI própria para investigar o rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho/MG. Com a decisão, foi rejeitada a proposta de instalação de uma comissão mista, como queriam deputados mineiros. A iniciativa gerou críticas de parlamentares da Comissão Especial da Câmara criada para acompanhar o caso e discutir medidas para melhorar a segurança de barragens. 

TARSILA DO AMARAL

O Museu de Arte Moderna de Nova York anunciou a compra do quadro “A Lua” da pintora Tarsila do Amaral, uma das representantes mais influentes do modernismo no Brasil. Em comunicado, a galeria deu as boas-vindas à pintura, a primeira de Tarsila do Amaral em sua coleção. A obra poderá ser vista em exibição no Museu de Arte Moderna de Nova York a partir de março deste ano. O valor da compra não foi revelado. 

EM BUSCA DE APOIO

Deputados e senadores se reuniram nesta quinta-feira (28) com o autoproclamado presidente da Venezuela, Jaun Guai dó. A reunião aconteceu após pronunciamento conjunto no Palácio do Planalto com o presidente Jair Bolsonaro. Guai dó está em viagem pela América do Sul em busca de apoio político contra o governo de Maduro e ainda deve ir ao Paraguai antes de retornar à Venezuela. 

VISITA PESSOAL

Mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro se reuniu com Jaun Guai dó em seu gabinete no Palácio do Planalto. Apesar de o Brasil reconhecer Guai dó como presidente interino da Venezuela, o encontro não foi considerado uma visita de Estado. 

OPERAÇÃO CARNAVAL

Começa a zero hora desta sexta-feira (1º), em todo país, a Operação Carnaval da Polícia Rodoviária Federal. De acordo com a PRF, nesta época do ano, as infrações mais comuns são excesso de velocidade e embriaguez ao volante e o foco é reduzir o número de acidentes e de mortes no trânsito. As viaturas e os radares serão posicionados nos locais onde ocorrem mais acidentes. A operação vai até a meia-noite da quarta-feira de cinzas (6). 

REFORMA DA PREVIDÊNCIA

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que está disposto a negociar alguns pontos da reforma da Previdência, entre eles baixar a idade mínima para aposentadoria das mulheres de 62 para 60 anos. É a primeira vez que o presidente fala na possibilidade de reduzir a idade mínima após entregar a proposta ao Congresso Nacional.

 

Jerusia Arruda
Jerusia Arruda