PÓS-GRADUAÇÃO PUC MINHAS em MONTES CLAROS

Obtenha mais clientes com a sua ficha do Google
Inicio » Mais Seções » Livros e Literatura » Resenha literária – Entre Livros e Lápis de cor

Resenha literária – Entre Livros e Lápis de cor

Resenha literária – Entre Livros e Lápis de cor

Título: Entre Livros e Lápis de cor

Autor: Marlon Souza & Thaís Abreu de Araújo

Gênero: Literatura brasileira//Romance juvenil

Editora: Hope

Páginas: 234

Resenha literária - Entre Livros e Lápis de cor
Resenha literária – Entre Livros e Lápis de cor

 

Sinopse:

Camila Valença é uma garota completamente desastrada, que vive mergulhada em seus livros e séries. Como toda boa caloura de Letras, vive na biblioteca da faculdade entre centenas de páginas e o cheiro de livro que tanto ama. Além de lidar com o recente término do seu namoro de dois anos, Camila também se vê com os pais recém-separados. Lucas Caetano, por outro lado, é aquele veterano de Arquitetura que não se vê preso a ninguém. Ele nem tem tempo para isso, já que a faculdade faz todo o trabalho de ocupar seus pensamentos. A não ser por sua avó de quase noventa anos, que é como uma mãe para ele. Ela sonha com o dia em que verá o neto encontrar o amor. Com sua festa de aniversário chegando, dona Abigail deseja vê-lo acompanhado e, sem saber o que fazer para não partir o coração da avó, Lucas convida a única garota que nunca pensou em chamar: Camila. Em meio a muitas cores e letras, será que humanas e exatas poderiam dar uma trégua e embarcar em um namoro forjado?

Hoje vou contar a vocês sobre o meu mais novo amor, Entre Livros e Lápis de Cor, da editora Hope. O livro que vem fazendo muito sucesso em meu coração. A construção da narrativa dessa obra literária nos aproxima dos personagens de um modo muito especial. A história é narrada sob as perspectivas de cada um dos protagonistas sobre os mesmos fatos, Lucas e Camila dividem com o leitor suas sensações e emoções, deste modo nos é permitido saber o que cada um sentiu com o beijo na porta do cinema por exemplo, ou com o copo com café que a Camila entornou sem querer no Lucas.

A história é rica em detalhes. É daqueles livros que lemos um em dia, por não conseguirmos parar mesmo. Além disso, há também outro fator de aproximação, quando os personagens centrais falam sobre séries e músicas que estão assistindo, essas mesmas que vemos no nosso dia-a-dia.

A narração é sucinta, sem repetições exageradas, leve, emocionante e cômica. Um combo perfeito para ler e relaxar. Tenho certeza que vocês vão se divertir muito com a desastrada Camila Valença em suas fugas do popular Lucas Caetano. Aqui vai uma dose generosa de amor e ilusão para esses dias que estamos atravessando.

O livro está disponível na Amazon por apenas R$ 5,99. Baixe, leia, se divirta e valorize a literatura nacional. Não deixe de conferir a resenha lá no meu canal. Agora conheça mais sobre os autores.

Sobre os autores

Marlon e Thaís são cariocas, ela nasceu em Duque de Caxias e ele em São José do Meriti. A autora tem 21 anos, é graduada em letras, professora, atriz, contadora de histórias e colunista no site Publiquei.

Marlon e Thaís
Marlon e Thaís

 

O escritor tem 26 anos, é jornalista, blogueiro, editor do site de notícias “Publiquei”, produtor cultural e trabalha há 4 anos com eventos literários.

Os autores de Entre Livros e Lápis de Cores começaram a escrever cedo. “Comecei a escrever ficção em 2010, inspirada pelos livros adolescentes que lotaram salas de cinema com suas adaptações. Na época eu ainda estava na escola, rascunhava poemas e dava início a uma trilogia fantástica dedicada aos meus amigos. Não parece que já se foram quase dez anos,” contou Thaís. Hoje a autora tem alguns livros publicados no Wattpad, uma plataforma digital que abriga milhares de livros, “minha primeira publicação impressa foi de um conto distópico numa antologia lançada em 2016, foi a primeira vez que enviei algo autoral a uma editora e fiquei muito feliz por tê-lo visto entre as dez melhores narrativas do livro, na disputa do Prêmio Strix. No ano seguinte, aquele meu primeiro livro de fantasia criado no Ensino Fundamental chegou a Bienal do Rio, Shine Moon: o livro dos segredos. Mas é desde 2015 que público na plataforma Wattpad, onde tenho o romance adolescente, Quatro dias com você, uma fantasia juvenil, O mistério de Seclhaim, e a duologia, Renegados, uma distopia que se passa num Brasil futurístico”, informou.

Marlon
Marlon

 

Marlon começou aos 14 anos, com pequenas histórias segundo ele. “No início escrevia pequenos textos e histórias (fanfics) que se passavam no universo de Harry Potter e postava em comunidades do Orkut, com o passar dos anos e com o amadurecimento da minha escrita comecei a escrever textos mais autorais e me dedicar à escrita, tendo lançado meu primeiro romance em 2015,” disse. O jornalista contou também que o livro, O Garoto do Cabelo Azul, um dos seus romances, com oito mil leituras, está na plataforma gratuita Wattpad.

Thaís
Thaís

 

Thaís e Marlon falaram sobre suas inspirações, “Eu adoro quando um universo criado nos livros parece de fato real e por isso minhas maiores inspirações são JK Rowling e Cassandra Clare quando se trata de fantasia. Também admiro muito a vida e obra de Mário Quintana, afinal, concordo que “sonhar é acordar-se para dentro”, contou a professora.

JK Rowling também é uma inspiração para o jornalista, “Eu só comecei a ler por causa de Harry Potter. Minha família não é uma família leitora e também nunca incentivaram a leitura como um hábito a ser nutrido a cada dia. Comecei a ler por entretenimento tardiamente, mas graças a JK Rowling construí um hábito que levo para a vida toda e que acabou se tornando um sonho para mim, mesmo antes de eu pensar que um dia poderia ser capaz de me tornar escritor. Ela é uma inspiração enorme, não só pela sua escrita, mas também por sua história de vida”, afirmou.

De acordo com Thaís, a história em parceria foi construída quase que por intuição, “A parceria surgiu depois de um evento literário no Rio, onde descobrimos que tínhamos ideias que poderiam perfeitamente render um livro em conjunto. Então, durante três meses, mais ou menos, fomos nos enviando capítulos por e-mail. O timing da história foi bem tranquilo tanto para mim como para o Marlon, o que foi uma surpresa boa para ambos. Foi como se a história já estivesse pronta, os capítulos fluíram com alguns combinados aqui e ali, mas praticamente tudo por intuição. Camila e Lucas precisavam ganhar o mundo pelas nossas mãos”, revelou.

 

Sabemos que ser escritor no Brasil não é nada fácil, porém Marlon e Thaís apresentam mais do que letras em páginas brancas ou amarelas, eles trazem consigo esperança, o desejo de fazer a diferença no mundo através de suas entrelinhas.

Espero que tenham gostado dessa entrevista e da resenha, espero vocês na próxima semana com mais um livro. Enquanto isso, conversem comigo:

Youtube: Núbia Istela

Facebook: Núbia Istela

Instagram: @nubiaistela

Twitter: @nubiaistela

 

Núbia Istela
Núbia Istela

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *