Vaga no Bolso

Turbo Pesquisa - CLIQUE AQUI PARA MIAS INFORMAÇÕES
Inicio » Mais Seções » Tecnologia » Prós e Contras da Internet nas áreas rurais

Prós e Contras da Internet nas áreas rurais

Prós e Contras da Internet nas áreas rurais

Hoje em dia não conseguimos pensar em nossas vidas sem internet, são diversos serviços, vídeos e sites de entretenimento e também de games online que nos oferecem bônus para diversão como Sportingbet bônus. No entanto, essa é ainda uma realidade em determinadas regiões do planeta e também no Brasil. Mas se pensarmos na importância que tem em comunicação, interaçãoe até conhecimento achamos algo incrível como alguém pode não sentir falta das coisas que conseguimos fazer com a internet. Porém ao pensarmos em zonas que não têm acesso ou têm um acesso muito limitado à internet costumamos associar a países de terceiro mundo ou demasiados pobres. Contudo, mesmo no Brasil os números são ainda muito alarmantes nos Estados mais pobres, com muitas zonas rurais, ou nas periferias das grandes metrópoles.

Prós e Contras da Internet nas áreas rurais
Foto de Lukas no Pexels

 

É verdade que com o surgimento dos smartphones que a realidade se alterou um pouco porque passou a ser possível aceder à internet a partir de qualquer lado e no Brasil apenas em 2012 o número desses aparelhos no país aumentou mais de 120% e vem crescendo ano após ano. Ainda assim, a qualidade da rede móvel em determinadas áreas se revela bastante problemática e não satisfaz todas as necessidades de consumo e, em certas regiões, nem funciona de todo. Isso acontece porque a necessidade de criação de infraestruturas e acessos de raíz é bastante dispendioso e, como tal, as áreas rurais e, muitas vezes, mais pobres e menos povoadas, acabam sofrendo com isso.

Ora como a internet e o seu acesso a grandes massas é fundamental para o desenvolvimento do país em praticamente todos os níveis, esse dado é ainda bastante preocupante no Brasil. Podemos pensar em aspetos simples como as redes sociais que permitem a interação e acesso a muitos eventos sociais a que muita gente nem tem acesso e que, no mundo em que vivemos cada vez mais dependente de tecnologia o impacto que isso pode ter para uma ou várias gerações que se vêm prejudicadas pelo seu limitado acesso à internet. Mas quem diz eventos sociais também fala em acesso a informação e até a educação que vem mudando suas plataformas e colocando cada vez mais conteúdo online em vez de em livros físicos ou até em empregos que várias indústrias geram online, mesmo a partir de casa. Ou seja o impacto é negativo e significa um retrocesso muito grande comparado com outros países.

Contudo, essa limitação tem lados positivos também se pensarmos, por exemplo, que o acesso mais facilitado e massificado online permite que o comércio online se desenvolva. E sem, uma estrutura forte adequada, como acontece nas zonas rurais, o aumento do comércio online e com a facilidade de ser entregue em casa faz com que o comércio local se ressinta e sofra um pouco com isso, podendo, por vezes, afetar a economia local dessas regiões e também os poucos empregos disponíveis que já existam por lá.

Logicamente que independentemente de poder preservar alguma economia e até comércio local, o acesso à internet é um direito e que nos dias que correm, e cada vez mais, é algo fundamental para a vida em sociedade e desenvolvimento de um país. Como tal, é muito importante agir para ultrapassar isso e permitir que todos os habitantes de um país tenham acesso igual a oportunidades e desenvolvimento pessoal e social. Felizmente, no Brasil, assistimos já a vários movimentos e forças que lutam precisamente para garantirem um acesso equalitário à internet em todo o país.

Aviso

  • Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.
  • Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *