💬
Diretor geral do Idene articula ações com entidades
Diretor geral do Idene articula ações com entidades

Norte de Minas – Idene se compromete a buscar desenvolvimento sustentável para o Norte de Minas

CLIQUE AQUI - Para receber as notícias do Jornal Montes Claros direto no seu WhatsApp!!!

Norte de Minas – Idene se compromete a buscar desenvolvimento sustentável para o Norte de Minas

Norte de Minas – A União das Entidades de Montes Claros e do Norte de Minas se reuniram com o Diretor Geral do Idene,  Nilson Borges,  nessa terça-feira, dia 02 de abril, na Fiemg. Toda a equipe de trabalho do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais que atua em Montes Claros participou da apresentação às lideranças. O palavra de ordem de Borges é planejamento.

Diretor geral do Idene articula ações com entidades
Diretor geral do Idene articula ações com entidades

 

Natural de Bocaiuva, Nilson Borges, diretor geral do Idene, diz que esta escuta será uma constante em sua gestão para agir de forma conjunta com a sociedade. A região tem  várias demandas, que vão desde a falta de água potável até duplicação de rodovias. De acordo com o direcionamento passado ao Idene, as ações serão planejadas com coesão e organização, em projetos em todas as regiões do estado. “Infelizmente, os programas do governo não conversavam entre si e o resultado não era efetivo para a população. Friso o apartidarismo de meu trabalho, numa convergência de forças com todos os representantes da gestão pública. Esta equipe de caráter técnico visa levar solução para os problemas antigos, com projetos estruturantes que deem mais suporte a longo prazo, deixando de ser medida assistencialista, paliativa e recorrente”.

Borges frisou que o Idene vai pensar em ações que realmente sejam efetivas para todos. Entretanto, elas exigem algum sacrifício, um esforço para articular as necessidades entre as três esferas: municipal, estadual e federal. “Estamos cientes de que poderemos dizer não a esta ou aquela demanda, para ser coerente com o plano macroeconômico”.

Direcionamento das ações

Adauto Marques, presidente da Fiemg ressaltou “que este momento é de mudança de paradigma na política, agora as políticas públicas serão resultado do intercâmbio de informações para gerar o desenvolvimento da região”. Para Dr Newton Figueiredo, presidente da ACI, “o documento contendo dados do Norte de minas, entregue ao Idene pela União das Entidades, revela gargalos históricos e serão analisados um a um. O diretor pontuou que os itens estão em análise e vão ajudar o Idene.

Rômulo Labate, diretor da Sociedade Rural, alertou sobre a grave crise hídrica no Norte de Minas. “As pequenas barragens podem ajudar a abastecer as comunidades rurais e já existe projeto nesta área, mas há muita  morosidade do licenciamento ambiental para atividades da agroindústria”.  Abílio Carnielli,  diretor da Fadenor, completou que “a região tem a solução para todos estes problemas, basta que as autoridades olhem para nós, investindo nas instituições de pesquisa, pois o potencial local é significativo”.

Pávilo de Miranda, diretor da Adenor, fez um apelo para os representantes públicos. “Não precisamos de Sedinor para inchar ainda mais o Estado. Devemos apoiar o Idene com projetos viáveis e sustentáveis”.  Hebert Levi, da AVAMS, acrescentou que “um exemplo disso foi o programa de combate à pobreza rural. Ele criou unidades produtivas em comunidades rurais com mais de 250 milhões de investimento, mas não capacitaram as pessoas para o manejo das máquinas diversas. Cerca de 30% não foram nem ligadas. Cerca de 70% não estão atendendo à proposta inicial”.

Soter Magno é vereador em Montes Claros. Sua preocupação é com a água. “A barragem de Juramento está com 30% de sua capacidade e ainda não chegamos ao período de seca. Estes programas que começaram de traz para a frente só atrasam a região. Como levar máquina de fazer farinha se não há água para lavar a mandioca ou energia para ligar a máquina?”

Por todas as colocações, o Idene deve atuar com projetos estruturantes. Nilson ressaltou que o Estado está quebrado e vai trabalhar em parceria para viabilizar as ações. “Não existirá ruptura e sim gradualismo, num caminho mais curto com apoio de uma equipe técnica preparada. Haverá uma agenda de reavaliação das ações em período a ser definido para dar retorno à população”, concluiu.

Por Nágila Almeida

Acompanhe mais notícias no Jornal Montes Claros e fique por dentro dos principais acontecimentos da região!

CLIQUE AQUI - Para receber as notícias do Jornal Montes Claros direto no seu WhatsApp!!!

Vanfall Chegou a Montes Claros !!!

Sobre Jornal Montes Claros

Últimas notícias de Montes Claros e da região Norte de Minas Gerais. Acompanhe a cada minuto ás informações em tempo real de interesse para o cidadão.
💬