FENICS 2019 - ACI

Obtenha mais clientes com a sua ficha do Google

Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas – Profissionais do SAMU terão capacitação sobre uso do trombolítico

Norte de Minas – Profissionais do SAMU terão capacitação sobre uso do trombolítico

Norte de Minas – Profissionais do SAMU terão capacitação sobre uso do trombolítico

Norte de Minas – O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun)/SAMU Macro Norte, em parceria com a Boehringer Ingelheim, realizará o “Curso de abordagem ao infarto agudo do miocárdio e trombólise pré-hospitalar”, no dia 25 de maio, no auditório do Hospital Universitário Clemente de Faria, às 8 horas. O curso é voltado para médicos e enfermeiros do SAMU Macro Norte e tem como objetivo aprimorar a capacidade técnica dos profissionais na utilização do trombolítico.

Norte de Minas - Profissionais do SAMU terão capacitação sobre uso do trombolítico
Norte de Minas – Profissionais do SAMU terão capacitação sobre uso do trombolítico

 

O medicamento é utilizado durante o procedimento nomeado trombólise e tem como função dissolver um coágulo durante o infarto agudo do miocárdio que ocorre quando a artéria que irriga o coração sofre obstrução. O trombolítico desfaz o bloqueio e a circulação no coração volta a acontecer, interrompendo o infarto. O ataque cardíaco é uma das principais causas de morte no Brasil e no mundo. No entanto, quanto mais rápido o atendimento médico, maiores são as chances de sobrevida.

Para administrar o medicamento na vítima durante um atendimento pré-hospitalar, é necessário levar em consideração alguns fatores importantes antes da utilização. A trombólise só pode ser feita até duas horas depois do incidente e apenas é necessário quando o transporte para o hospital, onde é realizada a angioplastia, levar mais de duas horas para chegar ao local. Dessa forma, o remédio foi disponibilizado estrategicamente nas Unidades de Suporte Avançado do SAMU localizadas em Pirapora, Janaúba, Januária e Taiobeiras, que são cidades em que se levam mais de duas horas para o paciente ser encaminhado ao hospital referência em atendimento cardiovascular, que no caso, é a Santa Casa de Montes Claros.

Segundo o coordenador do Núcleo de Educação Permanente, Ubiratam Lopes, o trombolítico é um farmacológico fantástico que consegue salvar seus pacientes infartados ou até mesmo minimizar sequelas. “Porém, é uma droga extremamente específica que deve ser utilizada com muita cautela e precisão. E para isso, além da abordagem clínica, técnica e bases farmacológicas que temos é sempre bom fazermos essa revisão dos processos e protocolos que passam por constantes aperfeiçoamentos”, afirma.

A diretora executiva do Cisrun, Kely Cristina de Moura Lacerda, lembra que não é a primeira vez que os médicos e enfermeiros do SAMU são capacitados para a realização da trombólise, mas que a capacitação constante é necessária e faz com que o SAMU Macro Norte continue prestando seus serviços no padrão de qualidade que já é reconhecido pela população e pelos profissionais da saúde.

O presidente do Cisrun, Silvanei Batista, lembra que em tempos de crise financeira e de contenção de custos os gestores da Administração Pública direta e indireta devem buscar soluções para se fazer mais com menos e agradece a parceria da empresa que proporcionou a capacitação gratuita para os servidores do SAMU.

O curso será ministrado pelo médico Fábio Augusto de Luca que é especialista em cardiologia e clínica médica, coordenador do setor de cardiologia e responsável técnico da Santa Casa da Esperança de Santo André, além de diretor do hospital de Nossa Senhora do Rosário. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no Núcleo de Educação Permanente através do telefone (38) 2211-0008.

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *