Inicio » Economia » Programa Ater Mais Gestão potencializa empreendimentos da Agricultura familiar

Programa Ater Mais Gestão potencializa empreendimentos da Agricultura familiar

Programa Ater Mais Gestão potencializa empreendimentos da Agricultura familiar

As ações do programa Ater Mais Gestão, realizado pela Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e seus parceiros, estão contribuindo para o fortalecimento econômico e social e para a geração de renda de empreendimentos da agricultura familiar de todo o País.

Programa Ater Mais Gestão potencializa empreendimentos da Agricultura familiar
Programa Ater Mais Gestão potencializa empreendimentos da Agricultura familiar

 

O programa é uma estratégia do Governo Federal baseado nos princípios, objetivos e diretrizes da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater), visando promover a melhoria dos processos internos de gestão que envolvam planejamento, execução de metas, controles, monitoramento e avaliação, necessários a qualquer empreendimento. O objetivo é tornar as organizações mais eficientes e participantes nos mercados disponíveis, especialmente o institucional.

De acordo com o presidente substituto da Anater, José Maria Pimenta, já são 1.222 empreendimentos integrados ao Mais Gestão, entre associações e cooperativas, o que corresponde a cerca de 20% dos 6.500 empreendimentos habilitados com Declaração de Aptidão ao Pronaf Jurídica (DAP Jurídica) no país. “O Mais Gestão se configura como oportunidade para o aprimoramento gerencial das organizações econômicas da agricultura familiar e sua inserção no mercado”, explica.

Para participar, os empreendimentos devem ser compostos por agricultores familiares, possuir DAP jurídica e um mínimo de 20 associados.

INTERCOOPERAÇÃO

Através do Programa Mais Gestão, fruto de convênio entre Emater/RS-Ascar e Anater, 124 cooperativas do Rio Grande do Sul estão recebendo atendimento gerencial voltado para a qualificação da gestão.

Com a assessoria técnica recebida através do programa, a Cooperativa de Agricultores e Artesãos de São Luiz Gonzaga (Cooparte) e a Cooperativa de Tucunduva (Coopervino) já estão inovando na sua gestão e iniciaram um trabalho de intercooperação que está possibilitando o fornecimento de suco de uva para a merenda de escolas da rede pública de ensino.

A presidente da Cooparte, Elizete Tonetto Budel, conta que a cooperativa possui tradição no fornecimento de produtos para a alimentação escolar de São Luiz Gonzaga, entre eles a linha de panificados, frangos e verduras. “Para ampliar a variedade de produtos fornecidos, buscamos a intercooperação da Coopervino, que fornece o suco de uva”, relata Elizete.

Segundo a presidente, a parceria foi ratificada a partir de contato inicial em reunião entre diversas cooperativas, promovida pela Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar, em Campina das Missões, no ano de 2018. Somente neste ano, já foram fornecidos 1.500 litros de suco de uva da Coopervino.

Na região de abrangência do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, a Unidade de Cooperativismo acompanha 22 cooperativas por meio do Programa Mais Gestão, que prevê 15 diferentes etapas de assessoria até novembro de 2020.

 

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *