Casa das Apostas Online Betway

Últimas Notícias

SAIBA MAIS AQUI - FAÇA CLICK

MG – Presidente da Anater discute projetos de apoio à agricultura de Minas Gerais

MG – Presidente da Anater discute projetos de apoio à agricultura de Minas Gerais

MG – O presidente da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), Ademar Silva Jr, recebeu, nesta terça-feira (07), a Secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Ana Maria Soares Valentini, e o presidente da Emater-MG, Gustavo Laterza de Deus, quando discutiram sobre o apoio da Anater a projetos de assistência técnica e extensão rural no estado mineiro. Também participaram da reunião o diretor técnico da Emater-MG, Feliciano Nogueira de Oliveira, e o deputado estadual Antônio Carlos Arantes.

MG - Presidente da Anater discute projetos de apoio à agricultura de Minas Gerais
MG – Presidente da Anater discute projetos de apoio à agricultura de Minas Gerais

 

Durante a audiência, a secretária Ana Valentini apresentou ao presidente uma série de projetos elaborados pela Emater-MG. “A Emater é uma empresa bem estruturada, com mais de 70 anos, possui um quadro com mais de dois mil funcionários e tem desenvolvido um importante trabalho no estado, agregando valor e promovendo melhoria de renda para os pequenos produtores. Mas precisamos de apoio, de recursos, por isso trouxemos vários projetos e esperamos contar com a parceria da Anater”, explica.

Os projetos apresentados pela secretária contemplam a agricultura familiar em diferentes áreas, como apicultura, cultura da mandioca, produção de queijos, certificação de produtos da agroindústria familiar, recuperação de bacias hidrográficas, entre outros. “A Emater possui estrutura e está pronta para executar esses projetos, por isso vimos buscar o apoio da Anater. Acreditamos que é desenvolvendo o pequeno produtor, dando a ele condições para que fique no campo, para produzir, ter independência financeira, ter uma renda digna, que vamos desenvolver o país como um todo”, argumenta.

O presidente Ademar Silva Jr explica que neste primeiro momento está analisando os projetos em execução pela Anater, identificando as demandas e avaliando as propostas de novos projetos para desenhar um planejamento que assegure a continuidade e a ampliação da assistência técnica em todas as regiões do país. “Os projetos apresentados pela secretária são importantes e serão analisados com carinho e atenção”, assegura.

PROJETOS EM PARCERIA – De acordo com o presidente, em Minas Gerais, os projetos da Anater já estão beneficiando mais de 11,5 mil agricultores familiares e 113 empreendimentos da agricultura familiar, entre cooperativas e associações. “Minas Gerais possui uma expressiva atividade agropecuária e a parceria com a Anater tem possibilitado alcançar um público diversificado, integrando agricultores de diferentes áreas produtivas, através dos projetos viabilizados pelo governo federal. Esses projetos são realizados em parceria com a Emater e com empresas contratadas através de chamada pública”.

O projeto Piloto, a primeira parceria da Anater com a Emater-MG, está beneficiando 3.800 agricultores familiares em 148 municípios, em sua maioria da região de abrangência da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). O projeto teve sua proposta inicial ampliada e passou a incluir 800 agricultores familiares dos perímetros irrigados do Jaíba e Gorutuba, na Serra Geral de Minas, e 1000 famílias de agricultores, mulheres e jovens rurais produtores de leite, contribuindo para o enfrentamento da situação de vulnerabilidade econômica e social em 46 municípios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

A parceria da Anater com o Minas Gerais também inclui as ações do projeto D. Helder Câmara, beneficiando 6.560 famílias de agricultores de 143 municípios do Semiárido mineiro, com ações referenciais de combate à pobreza, e 450 produtores que integram o Programa Nacional de Crédito Fundiário, em 17 municípios.

Além da assistência técnica direta aos agricultores, a Anater também está ofertando qualificação gerencial para 113 empreendimentos da agricultura familiar, através do programa Ater Mais Gestão, com objetivo de torná-los mais eficientes para participar dos mercados disponíveis, especialmente o institucional.

Para dar conta de todos esse trabalho, a Anater está qualificando os extensionistas rurais que atuam nos projetos, elevando a abrangência e a qualidade da assistência ofertada aos agricultores e suas organizações econômicas. Nos dois últimos anos, mais de 800 extensionistas rurais mineiros já passaram pelo Programa de Formação da Anater.

Aviso

  • • Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.
  • • Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *