Empréstimo Consignado para aposentados, pensionistas do INSS

Últimas Notícias
Casa das Apostas Online Betway

MG – Presidente da Anater discute projetos de apoio à agricultura de Minas Gerais

MG – Presidente da Anater discute projetos de apoio à agricultura de Minas Gerais

MG – O presidente da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), Ademar Silva Jr, recebeu, nesta terça-feira (07), a Secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Ana Maria Soares Valentini, e o presidente da Emater-MG, Gustavo Laterza de Deus, quando discutiram sobre o apoio da Anater a projetos de assistência técnica e extensão rural no estado mineiro. Também participaram da reunião o diretor técnico da Emater-MG, Feliciano Nogueira de Oliveira, e o deputado estadual Antônio Carlos Arantes.

MG - Presidente da Anater discute projetos de apoio à agricultura de Minas Gerais
MG – Presidente da Anater discute projetos de apoio à agricultura de Minas Gerais

 

Durante a audiência, a secretária Ana Valentini apresentou ao presidente uma série de projetos elaborados pela Emater-MG. “A Emater é uma empresa bem estruturada, com mais de 70 anos, possui um quadro com mais de dois mil funcionários e tem desenvolvido um importante trabalho no estado, agregando valor e promovendo melhoria de renda para os pequenos produtores. Mas precisamos de apoio, de recursos, por isso trouxemos vários projetos e esperamos contar com a parceria da Anater”, explica.

Os projetos apresentados pela secretária contemplam a agricultura familiar em diferentes áreas, como apicultura, cultura da mandioca, produção de queijos, certificação de produtos da agroindústria familiar, recuperação de bacias hidrográficas, entre outros. “A Emater possui estrutura e está pronta para executar esses projetos, por isso vimos buscar o apoio da Anater. Acreditamos que é desenvolvendo o pequeno produtor, dando a ele condições para que fique no campo, para produzir, ter independência financeira, ter uma renda digna, que vamos desenvolver o país como um todo”, argumenta.

O presidente Ademar Silva Jr explica que neste primeiro momento está analisando os projetos em execução pela Anater, identificando as demandas e avaliando as propostas de novos projetos para desenhar um planejamento que assegure a continuidade e a ampliação da assistência técnica em todas as regiões do país. “Os projetos apresentados pela secretária são importantes e serão analisados com carinho e atenção”, assegura.

PROJETOS EM PARCERIA – De acordo com o presidente, em Minas Gerais, os projetos da Anater já estão beneficiando mais de 11,5 mil agricultores familiares e 113 empreendimentos da agricultura familiar, entre cooperativas e associações. “Minas Gerais possui uma expressiva atividade agropecuária e a parceria com a Anater tem possibilitado alcançar um público diversificado, integrando agricultores de diferentes áreas produtivas, através dos projetos viabilizados pelo governo federal. Esses projetos são realizados em parceria com a Emater e com empresas contratadas através de chamada pública”.

O projeto Piloto, a primeira parceria da Anater com a Emater-MG, está beneficiando 3.800 agricultores familiares em 148 municípios, em sua maioria da região de abrangência da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). O projeto teve sua proposta inicial ampliada e passou a incluir 800 agricultores familiares dos perímetros irrigados do Jaíba e Gorutuba, na Serra Geral de Minas, e 1000 famílias de agricultores, mulheres e jovens rurais produtores de leite, contribuindo para o enfrentamento da situação de vulnerabilidade econômica e social em 46 municípios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

A parceria da Anater com o Minas Gerais também inclui as ações do projeto D. Helder Câmara, beneficiando 6.560 famílias de agricultores de 143 municípios do Semiárido mineiro, com ações referenciais de combate à pobreza, e 450 produtores que integram o Programa Nacional de Crédito Fundiário, em 17 municípios.

Além da assistência técnica direta aos agricultores, a Anater também está ofertando qualificação gerencial para 113 empreendimentos da agricultura familiar, através do programa Ater Mais Gestão, com objetivo de torná-los mais eficientes para participar dos mercados disponíveis, especialmente o institucional.

Para dar conta de todos esse trabalho, a Anater está qualificando os extensionistas rurais que atuam nos projetos, elevando a abrangência e a qualidade da assistência ofertada aos agricultores e suas organizações econômicas. Nos dois últimos anos, mais de 800 extensionistas rurais mineiros já passaram pelo Programa de Formação da Anater.

Quer saber as notícias do Jornal Montes Claros em primeira mão? Siga-nos no Facebook @jornamoc, Twitter @jornalmoc e Instagram @jornalmoc.