Inicio » Minas Gerais » MG – Emater e Copasa firmam parceria para aumentar qualidade e quantidade de água dos mananciais mineiros

MG – Emater e Copasa firmam parceria para aumentar qualidade e quantidade de água dos mananciais mineiros

MG – Emater e Copasa firmam parceria para aumentar qualidade e quantidade de água dos mananciais mineiros

MG  – Um convênio firmando neste ano entre a Emater-MG e a Copasa irá intensificar as ações do Programa Pró-Mananciais. O acordo prevê um investimento de R$ 1,2 milhão em iniciativas de conservação ambiental em 169 municípios, abrangendo diversas bacias hidrográficas em todo o estado de Minas Gerais.

Diversas bacias hidrográficas serão contempladas pelas ações de recuperação e preservação
Diversas bacias hidrográficas serão contempladas pelas ações de recuperação e preservação

 

O objetivo é melhorar a qualidade e quantidade de água nos mananciais que servem para captação do sistema de abastecimento operado pela Copasa. “Várias das ações são feitas para melhorar o processo de infiltração no terreno, entre elas a construção de barraginhas, recuperação de estradas vicinais e uso do solo de maneira adequada. Com maior infiltração, haverá mais água nos períodos de maior estiagem”, afirma o assessor técnico da presidência da Copasa, João Bosco Senra.

Ele explica que o programa trabalha também com mudança de cultura da comunidade, incentivando práticas de agricultura orgânica, proteção de nascentes e matas ciliares, além da retirada dos esgotos dos cursos de água, tanto o doméstico quanto os dejetos de animais.

O convênio com a Emater-MG tem duas metas. A primeira delas é a elaboração de um diagnóstico ambiental das propriedades rurais. “Será feito um relatório de cada propriedade visitada, indicando todos os passivos ambientais e quantificando comprimento de cercas necessárias para isolar as Áreas de Preservação Permanente (APP), além da quantidade de mudas, bacias de captação de água, curvas de nível e quais os trechos para adequação de estrada rural”, diz o gestor do programa na Emater-MG, Ivaldo Boggione.

De acordo com o gestor, a outra meta é voltada para capacitações. Uma delas será em “Técnicas de Conservação da Água e do Solo”. O público participante será formado por operadores de máquinas das localidades envolvidas, técnicos da Copasa e Emater. Outra capacitação será destinada aos residentes das microbacias, com temas escolhidos pelos Coletivos Locais de Meio Ambiente (Colmeia). Os assuntos a serem abordados geralmente são sobre produção orgânica, criação de pequenos animais e saneamento rural utilizando a tecnologia de tanque de evapotranspiração (Tevap). Este sistema retém a parte sólida dos resíduos em um sistema fechado e permite a evaporação da água.

O assessor técnico da Copasa afirma que a expectativa com a parceria é melhorar a qualidade dos trabalhos do Pró-Mananciais. “A Emater tem uma experiência reconhecida há anos no estado de Minas e é referência no Brasil. A expectativa é qualificar ainda mais o trabalho, além de desenvolver outras ações em que a Emater pode contribuir no processo de desenvolvimento da agroecologia”.

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *