PÓS-GRADUAÇÃO PUC MINHAS em MONTES CLAROS

Obtenha mais clientes com a sua ficha do Google
Inicio » Mais Seções » Beleza » Beleza – Tratamentos estéticos para a redução de estrias

Beleza – Tratamentos estéticos para a redução de estrias

Beleza – Tratamentos estéticos para a redução de estrias

As estrias são o terror de muitas pessoas, podendo atingir tanto homens quanto mulheres. Elas são cicatrizes formadas quando há uma destruição do colágeno e elastina, duas proteínas que promoverem a firmeza e elasticidade da pele.

Beleza - Tratamentos estéticos para a redução de estrias
Beleza – Tratamentos estéticos para a redução de estrias

 

Quando isso ocorre há um estriamento da pele, causando uma cicatriz que pode ser leve ou profunda, podendo ser discreta ou exuberante, formando marcas rosadas ou da cor da pele.

Além de causar as manchas na pele e provocar um desconforto estético por conta da sua aparência, as estrias podem provocar alguns sintomas como coceira e ardência no local.

Por conta disso muitas mulheres acabam se sentindo incomodados em colocar alguma roupa mais curta ou mesmo usar um biquíni na praia. Entretanto, existem tratamentos estéticos que podem amenizar o seu aparecimento e diminuir as estrias existentes, recuperando a beleza da pele.

Para saber mais sobres os tratamentos e qual é o mais indicado para você, continue lendo o artigo.

Realização de peeling para remover as estrias 

Um procedimento estético realizado para diminuir as estrias é o peeling, que é uma técnica de clareamento da pele utilizando substâncias químicas na região, estimulando a renovação do tecido.

Na realização do processo pode ser utilizado o ácido retinoico, ácido tricloroacético e o fenol. Cada produto possui uma finalidade diferente. O ácido retinoico é um dos mais utilizados, deverá permanecer na pele por algumas horas. O ácido tricloroacético é aplicado através de um palito com algodão, passando por toda a pele. O fenol é utilizado em peeling profundo, mais indicado para rugas.

Essas substâncias irão fazer a esfoliação da pele na região das estrias, estimulando a circulação local e promovendo a formação de novas fibras de colágeno, estimulando a renovação da pele.

O peeling químico irá renovar a pele por meio da renovação tecidual, diminuindo o relevo causado pelas estrias, o que irá melhorar a textura de maneira geral. Qualquer região do corpo em que houver estrias o procedimento pode ser realizado.

O uso do peeling requer alguns cuidados antes e depois de ser realizado. Para fazer a sua aplicação a pele deverá estar limpa e sem oleosidade. Após o peeling, use sabonete neutros para evitar reações alérgicas. A exposição ao Sol também requer cuidados. É necessário utilizar protetor solar acima do fator 30. O local pode ficar inchado após o procedimento. Para aliviar esse sintoma é possível utilizar compressas de água para amenizar o inchaço.

O uso do método é efetivo, porém, o seu resultado final depende de cada caso, podendo ficar melhor em algumas pessoas do que em outras.

Realização de abdominoplastia para remover as estrias 

A cirurgia de abdominoplastia é outro procedimento que pode ser realizado para remover  algumas estrias. Porém, esse procedimento vai muito mais além do que a remoção das estrias, ele é capaz de realizar um remodelamento do corpo, removendo estrias e excessos de pele, recuperando a firmeza do músculo. Em geral, essa cirurgia é realizada por mulheres após a gestação ou que possuem excesso de pele após perda de peso.

Nesse procedimento são realizadas incisões na região do abdômen, então, a gordura é removida da região, expondo os músculos abdominais. Caso seja necessário, os músculos da região serão suturados para ficarem mais firmes. A pele então é esticada e seu excesso é retirado. Para finalizar o procedimento o médico irá fazer uma pequena incisão para formar o umbigo.

Como o excesso de pele é retirado nessa cirurgia plástica, as regiões que tiverem estrias serão total ou parcialmente removidas. O corpo também ganha um novo aspecto, ficando mais acinturado e apresentando firmeza na região.

Após o procedimento é normal sentir desconforto, por isso é necessário tomar cuidados com a postura, pois pode acabar forçando a região abdominal. Exercícios físicos ou que levem ao esforço não devem ser realizados por pelo menos 30 dias após a realização da cirurgia – o médico poderá orientar melhor quanto ao período. A exposição ao Sol também deve ser evitada. É importante a utilização de protetor solar acima do fator 30.

A cirurgia possui algumas contraindicações, por isso é bom ficar atento. Mulheres que desejam engravidar novamente são aconselhadas a não realizar a cirurgia, pois a pele esticará novamente, perdendo os resultados. Pacientes que tenham doença autoimune não devem realizá-la. Pacientes que possuam doenças cardíacas e fumam precisam de orientação médica para realizar a cirurgia.

Casos em que surgem estrias 

As estrias surgem em situações de ganho ou perda de peso de maneira repentina. Múltiplas gestações também contribuem para o seu aparecimento. Um ganho muscular repentino também pode causar o seu aparecimento, principalmente na região dos ombros. Também é comum o surgimento na região dos seios, que acaba esticando a pele devido ao peso exercido. Fatores genéticos também são responsáveis por seu surgimento, algumas pessoas podem apresentar mais facilidade do que outras no surgimento delas. Podem surgir também devido a algumas doenças como síndrome de Cushing e Marfan. Medicamentos podem desencadear o seu aparecimento, como no caso de corticoides.

Sintomas

As estrias surgem como lesões na pele, ficando com um aspecto rosa claro ou dar cor da própria pele. Em alguns casos podem surgir incômodos, como coceira e ardência, porém, na maioria dos casos, esse sintoma não aparece. A pele também pode ficar sensível e irritada na região em que surgirem. 

Prevenção para o aparecimento de estrias 

Para realizar a prevenção das estrias é necessário que atitudes sejam tomadas antes que o processo seja irreversível. O ideal é utilizar cremes e óleos para hidratar a pele, que além de manterem a maciez, ajudam na cicatrização das estrias.

Oscilações de peso também contribuem para o seu aparecimento, portanto, é necessário manter uma dieta saudável e equilibrada, assim evitando que a pele estique. Evite comidas ricas em açúcar e gordurosas. Dê preferência para frutas e vegetais. Alimentos ricos em vitamina C contém antioxidantes, que ajudam na manutenção da pele.

É necessário se manter bem hidratado, sendo recomendado tomar cerca de 2 litros de água por dia.

Esse foi o nosso post sobre tratamentos para estrias. Espero que tenhamos ajudado você. Comente aqui embaixo sua opinião sobre o assunto, gostaríamos muito de saber o que você pensa sobre isso e o que achou do nosso artigo.

Continue acompanhando nossas publicações!

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *